A General Motors revelou nos Estados Unidos a nova Chevrolet Colorado, irmã da S10 que é feita em São José dos Campos, no interior de São Paulo. A nova geração da picape média surge totalmente renovada em suas primeiras fotos oficiais. O visual não guarda qualquer semelhança com o modelo atual à venda no Brasil e traz as linhas mais modernas e robustas da nova Silverado, que foi confirmada nos últimos dias e chega aqui em 2023.
Tal como contamos aqui no Jornal do Carro, nesta nova geração, as duas picapes vão passar por uma unificação de projetos. Ou seja, a S10 vai seguir as mudanças da Colorado, com leves diferenciações. Ambas usarão a plataforma GMT 31XX-2, que é uma evolução da base 31XX lançada aqui no Brasil em 2012 – há exatamente uma década. Contudo, virão mais conectadas e com adaptações importantes, inclusive para a futura eletrificação.
A nova Chevrolet Colorado começa estreia nos Estados Unidos no início de 2023. No Brasil, por outro lado, a nova S10 só deve chegar entre o fim de 2023 e o início de 2024, já com produção na fábrica de São José dos Campos (SP). Daqui, terá exportação para países vizinhos. Da mesma forma, a picape será a base da nova geração do SUV Trailblazer, que também será feito no interior paulista e deverá ter esse mesmo visual dianteiro.
Visual completamente novo
Se o primeiro olhar é o que fica, a nova Chevrolet Colorado promete agradar. A picape mudou da água para o vinho e exibe linhas bem mais interessantes e modernas, com faróis estreitos e contornados com LEDs diurnos. O estilo lembra muito o da nova Silverado, sobretudo a grade frontal enorme e alta. Ela deixa a dianteira com visual bastante robusto, e oferece amplo ângulo de entrada. Nesta geração, a picape terá sempre cabine dupla.
Na parte traseira, não há tanta surpresa. O estilo segue a cartilha das picapes médias, com as lanternas verticais posicionadas nas extremidades laterais da caçamba. Entretanto, apresentam um toque moderno com contornos de LEDs na parte externa. Um detalhe curioso é que a tampa traseira é bojuda. É que ali há um compartimento extra para guardar objetos menores, como cordas e alguns acessórios para a prática do off-road.
Cabine revoluciona S10 atual
Outro ponto alto da nova Chevrolet Colorado é o interior. O novo painel dá um salto – também de uma década – em termos de estilo, e traz duas grandes telas integradas no topo. O padrão remete ao visto recentemente no Tracker RS, versão esportiva do SUV que estreou na China. Por sinal, este também deverá ser o estilo da nova geração da Chevrolet Montana, outra picape da GM que estreia em 2023 com produção local em São Caetano do Sul (SP).
No caso da Colorado, o novo painel traz uma tela multimídia de 11,3 polegadas sensível ao toque, que se combina a outro display de alta resolução posicionado atrás do volante, para o quadro de instrumentos. Ele tem 8 polegadas nas versões de entrada, e é maior nas configurações de topo ZR1 e ZR2. Com formas mais retas e chapadas, o novo painel tem menos botões. Um deles é o do freio de estacionamento eletrônico, que enfim substitui a alavanca.
Tração 4×4, mas sem diesel
A nova Colorado chega pronta para a eletrificação, mas, por ora, vai apostar no motor a combustão. Para o lugar do antigo V6, a Chevrolet anuncia um novo 2.7 turbo de quatro cilindros e injeção direta de gasolina. Ele virá em conjunto com um câmbio automático de oito marchas e com três faixas de potência e torque. Nas versões de entrada (Work Truck e LT), rende 237 cv e 35,8 mkgf, números próximos aos do motor 2.0 turbo da Ford Maverick.
Dimensões
Em relação às dimensões, a nova Colorado é um pouco maior que a anterior, e indica que a próxima geração da S10 brasileira pode, portanto, crescer de tamanho. O comprimento quase não mudou e ganhou só 1 milímetro, com 5,41 metros. Já o entre-eixos está 7,8 centímetros maior, e foi de 3,25 metros para 3,33 metros. Para comparação, a atual S10 brasileira tem 5,40 metros de comprimento e 3,09 metros de distância entre-eixos.
Já nas opções ZR1 e Trail Boss, com estilo mais aventureiro, o motor 2.7 turbo rende 314 cv e 53,9 mkgf de torque máximo. Por fim, na configuração topo de linha ZR2, entrega os mesmos 314 cv e torque de até 59,4 mkgf. Vale dizer que este novo motor também substituí o atual 2.5 litros a gasolina de 203 cv e 26,3 mkgf de torque, e o 2.8 turbo diesel.
Já a nova da S10 brasileira deverá manter a atual opção 2.8 turbo diesel, que gera 200 cv e 51 mkgf de torque, pelo menos até 2025, quando os limites de emissões da fase L8 do Proconve exigirão algum tipo de eletrificação. Com aprimoramentos, este motor deve ganhar alguns cavalos, e gerar potência máxima entre 210 cv e 220 cv. A tração será 4×4 e, a princípio, o câmbio também vai manter as opções manual e automática, ambas com 6 marchas.