A General Motors revelou recentemente no México a nova geração do Aveo, hatch de entrada na marca. Disponível nas carrocerias hatch e sedã, os modelos são feitos na China pela join-venture SAIC-GM-Wuling, e são destinados a países da América Latina.
Conforme antecipamos no Jornal do Carro, o novo Aveo está à venda no México posicionado abaixo do Onix feito no Brasil, disponível apenas na carroceria sedã. Por enquanto, sua vinda ao Brasil é improvável. Entretanto, veículos de imprensa de países da América do Sul, como o site argentino 16 Valvulas, garantem que o hatch chegará ao continente nos próximos meses para ocupar a vaga do Chevrolet Joy, que corresponde à primeira geração do Onix.
Recentemente, a GM transferiu a produção do Joy e da variante sedã, Joy Plus, da fábrica de São Caetano do Sul (SP) para a unidade GM Colmotores, em Bogotá, na Colômbia. Fora de linha no Brasil desde 2022, os dois modelos eram feitos apenas para exportação. Porém, com o lançamento da nova geração da picape Montana, a fabricante precisou abrir espaço. Assim, toda a produção da linha Joy foi transferida para o país vizinho.
Por isso, com o investimento, a previsão é de que o novo Chevrolet Aveo desembarque somente em alguns mercados sul-americanos. Por exemplo, segundo reportagem do site El Carro Colombiano, Bolívia, Chile, Equador e Peru deverão receber o hatch chinês, enquanto Argentina e Colômbia continuarão com o veterano Joy. No Brasil, com a nova geração do Onix recuperando terreno, o subcompacto tem poucas chances de chegar. Aqui, teria posicionamento de Celta.
Novo hatch tem nomes e versões diferentes na China
O substituto da família, feito na China, atende pelo nome de SAIC/Wuling 310C. Dentre as versões disponíveis no México, estão, por exemplo, a LS Manual, a LT Manual e a LT Plus. A primeira é a mais básica e, portanto, exclusiva para frotistas.
O compacto usa motor 1.5 a gasolina de 99 cv e 14,9 mkgf de torque, e câmbio manual de 6 marchas, com opção de transmissão CVT, também de 6 velocidades. Entretanto, não há informações se a versão sedã do Aveo também vai chegar aos mercados sul-americanos.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!