Para reduzir engarrafamentos, o Google vai controlar semáforos na Grécia. Para isso, utilizará dados móveis de celulares e satélites para mudar a sincronização. Bem como o tempo das luzes verde e vermelha. Além disso, os carros irão se conectar ao trânsito da cidade. Ou seja, a gigante de tecnologia vai fazer com que os veículos leiam placas e permaneçam na velocidade da via. E, claro, identifiquem quando o sinal vai fechar.
Dessa forma, o Google promete reduzir os congestionamentos. O projeto piloto será em Atenas, na Grécia. O governo local anunciou um acordo com a empresa de tecnologia para monitorar o tráfego em tempo real a partir dos dados celulares e de satélites.
Em resumo, a tecnologia vai alterar o tempo dos semáforos de acordo com o tráfego de cada via. Por exemplo, em uma avenida congestionada, o farol poderá ficar verde por mais tempo, para justamente destravar o fluxo. Já em vias sem trânsito, o sinais poderão ficar mais tempo no vermelho, o que permitirá melhor fluidez para carros e pedestres. Dessa forma, o novo projeto pretende reduzir o tempo de trânsito, sobretudo nos horários de pico.
Seja como for, segundo o consultor de segurança rodoviária, Kimon Logothetis, o Google vai utilizar o laboratório na Grécia para impulsionar o aplicativo Maps. Ou seja, o sistema vai cruzar os dados e o app de navegação por GPS vai sugerir rotas alternativas. Por fim, uma reportagem da CNN Grécia diz que o contrato da parceria com o Google serão públicos em breve. Assim, será possível entender como funcionará o teste no país.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!