A Great Wall Motors publicou o seu primeiro filme comercial no Brasil com trechos da canção “Hello, Goodbye”, dos Beatles. Mas o vídeo, na verdade, faz uma brincadeira com a música do quarteto de Liverpool e a nuncia a chegada do “futuro” – daí o título “Hello, Tomorrow”. Ainda desconhecida dos brasileiros, a GWM vai apostar alto em tecnologias avançadas como, por exemplo, reconhecimento facial e sistema híbrido plug-in com mais de 100 km de autonomia em modo puramente elétrico.
Este, portanto, é o ponta pé inicial da GWM no que diz respeito a divulgação nacional da marca no Brasil. O comercial (veja aqui), inclusive, faz parte de uma série de teasers que a marca pretende lançar. “Além de ser a chamada inicial do filme para a virada do ano, é um bom resumo do que queremos trazer para o mercado brasileiro em 2023. Ou seja, nessa campanha ilustraremos tudo aquilo que é prometido para o amanhã, hoje. Essa é a revolução que indústria automotiva nacional e os consumidores estão aguardando. Hello, tomorrow!”, comentou o Head de Marketing da GWM, Luis Fernando Guidorzi.

Foco em SUVs e picapes
Em agosto de 2022, a Great Wall confirmou a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Lá, a chinesa vai focar em produzir SUVs e picapes já neste ano. Em novembro, inclusive, a montadora deu início ao lançamento do seu primeiro seu primeiro veículo no Brasil, o SUV híbrido Haval H6. Entretanto, tal como antecipamos no Jornal do Carro, inicialmente, o H6 virá importado da China com entregas a partir de 2023. O seu conjunto híbrido combina um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos que, combinados, geram potência de 393 cv.
Paralelamente ao lançamento do Haval H6, a Great Wall planeja inaugurar 50 pontos de vendas e serviços ao longo do primeiro semestre do ano. Haverá estabelecimentos em todo o território nacional. Além disso, até o segundo semestre de 2024, a montadora projeta reunir 133 estabelecimentos no País, distribuídos por 112 cidades.

Picape chega em 2024
Na unidade de Iracemápolis, a GWM vai produzir a nova geração da picape média Poer. Mas, a futura rival da Toyota Hilux será lançada aqui já com produção nacional apenas em 2024. De acordo com o diretor comercial da marca, Oswaldo Ramos, a picape poderá ter versões a diesel e híbrida.
Embora não tenha dado detalhes, um rápido passeio pelo site da Great Wall mostra que a picape Poer chegará ao Brasil cheia de tecnologias. Lá na China, o modelo é vendido em diferentes versões, e com recursos modernos, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), bem como alerta de ponto cego e frenagem automática de emergência.
Por dentro, a Poer também é moderna e traz duas grandes telas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Já na mecânica, o modelo tem um motor 2.0 turbo diesel de 162 cv de potência e torque de 40,6 mkgf entre 1.500 rpm e 2.000 rpm. Na versão a gasolina, o motor 2.0 turbo possuí sistema de injeção direta e gera 190 cv e 36,6 mkgf de torque.

Três marcas: Haval, Tank e Poer
A Great Wall tem uma grande variedade de carros de diferentes tipos e marcas na China. E a montadora já definiu os modelos que serão lançados no Brasil. Como dissemos, o Haval H6 será o primeiro. “Estamos preparando a fábrica para começar a produção local. Então, os carros de volume e modelos mais dedicados ao mercado brasileiro serão produzidos em Iracemápolis a partir de 2024”, pontua o chefe de operações comerciais da GWM.
Um detalhe interessante revelado por Ramos é que, no Brasil, a GWM vai usar as marcas como nome dos veículos. Por exemplo, o Haval será o nome do SUV em todas as versões, identificadas por H4 e H6, por exemplo. O mesmo conceito será aplicado aos modelos da marca Tank, que terá SUVs 4×4 com foco no luxo. Bem como às picapes da linha Poer.

Contudo, a grande aposta de vendas da Great Wall no Brasil deverá ser o SUV médio Jolion. O utilitário é um dos mais modernos da Haval na China, com visual sofisticado e porte de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Embora não tenha dado detalhes, Oswaldo Ramos apontou que a GWM não usará nomes de origem chinesa. Ou seja, o utilitário deverá se chamar Haval H4 quando estrear em 2024, com produção nacional.