Você está lendo...
IPVA 2023 no RS: confira datas, valores e opções de parcelamento
Legislação

IPVA 2023 no RS: confira datas, valores e opções de parcelamento

No Rio Grande do Sul, IPVA 2023 pode ser parcelado em até seis vezes, tem opção de pagamento via Pix e até desconto para bons motoristas

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

02 de jan, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

IPVA multas
Jogar lixo na via pode gerar uma infração média no valor de R$ 130,16
Crédito:Epitácio Pessoa/Estadão

Já está liberado o pagamento do IPVA 2023 no Rio Grande do Sul. No Estado, todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2004 pagam o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Entretanto, há modelos passíveis de isenção, como táxis, veículos de transporte escolar e de PcD, bem como ciclomotores e carros elétricos.

IPVA pcd
CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO

Alíquotas do IPVA no RS:

3% – automóveis e camionetas
2% – motocicletas
1% – veículos para locação

Publicidade


No site, por bancos ou App

Consultas e quitação do débito podem ser feitas, a princípio, por meio do site da Secretaria da Fazenda ou no aplicativo IPVA RS, disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas online Apple Store e Google Play.

Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito. Rede credenciada: Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil. Este último, atende apenas clientes.

ipva CRLV
Detran-RS/Divulgação

Em tempo, a Sefaz informa que “diante da impossibilidade de homologar a tempo o convênio com a Caixa Econômica Federal, temporariamente as lotéricas estão com a arrecadação suspensa”. Portanto, trata-se de um ponto de atenção aos contribuintes.

Há, ainda, opção de pagamento via Pix – basta gerar um QRCode no site da Receita ou no aplicativo do IPVA/RS. No caso de parcelamento, deverá ser gerado um QRCode a cada mês.

Parcelamento em 6x

Para pagamento à vista, há opção de quitação com desconto em janeiro, fevereiro ou março. A princípio, quem paga integralmente o IPVA até 31 de janeiro tem 10% de desconto. Já para quem quitar o tributo até o dia 28 de fevereiro, a redução fica em 6%. Por fim, os que optarem pelo pagamento até 31 de março, tira 3% do valor total.


De acordo com a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, o calendário do IPVA 2023 tem as mesmas características de 2022. Desse modo, como neste ano, o parcelamento continua alongado. Pode ser dividido em até seis vezes – de janeiro a junho.

Se o proprietário, todavia, optar pelo parcelamento, não paga juros. Além disso, terá desconto nas parcelas de janeiro (10%), fevereiro (6%) e março (3%). Abril, maio e junho não têm descontos. Entretanto, precisa aderir ao parcelamento (pagar a primeira parcela) até o dia 31 de janeiro.

Cabe salientar que se o proprietário resolver parcelar o IPVA a partir de fevereiro, não será mais possível. Neste caso, deverá quitá-lo em parcela única.




Outros descontos

As vantagens podem ser ainda maiores para os proprietários de veículos que tiverem os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão. Entenda abaixo.

Bom Motorista (para quem não tem multas):

  • De 1 de novembro de 2021 até o momento: desconto de 5%
  • Desde 1 de novembro de 2020: desconto de 10%
  • Desde 1 de novembro de 2019: desconto de 15%

Bom Cidadão (aos que solicitam notas com CPF na hora das compras):


  • 150 notas ou mais: desconto de 5%
  • Entre 100 e 149 notas: desconto de 3%
  • Entre 51 e 99 notas: desconto de 1%

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião