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Great Wall Motor inicia lançamento do SUV híbrido Haval H6 no Brasil
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Great Wall Motor inicia lançamento do SUV híbrido Haval H6 no Brasil

Haval H6 terá motor 1.5 a gasolina aliado a dois elétricos que, combinados, geram 393 cv; SUV híbrido terá pré-venda no 1º trimeste de 2023

Vagner Aquino, do Rio de Janeiro, especial para o Jornal do Carro*

23 de nov, 2022 · 7 minutos de leitura.

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SUV híbrido será o primeiro veículo da GWM no Brasil
Crédito:Divulgação/Great Wall

Mais de um ano após anunciar a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), a Great Wall Motor vai estrear no Brasil. A montadora deu início nesta quarta-feira (23) ao lançamento do SUV híbrido Haval H6, primeiro veículo que será comercializado pela GWM no Brasil. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o H6 virá importado da China com entregas a partir de abril de 2023. Porém, a GWM vai iniciar a pré-venda logo no primeiro trimestre.

Paralelamente ao lançamento do Haval H6, a Great Wall planeja inaugurar 50 pontos de vendas e serviços ao longo do primeiro semestre do ano que vem. Haverá estabelecimentos em todo o território nacional. Além disso, até o segundo semestre de 2024, a montadora projeta reunir 133 estabelecimentos no País, distribuídos por 112 cidades. “Tivemos a oportunidade de fazer o processo do zero”, pontua Oswaldo Ramos, diretor comercial da GWM.

Haval H6
Divulgação/Great Wall

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Segundo o executivo, o modelo de vendas será inovador. A rede autorizada vai oferecer diferentes formas de aquisição. Por exemplo, haverá a venda tradicional (à vista ou por financiamento) e também planos de assinatura. E a compra poderá ser feita pela internet ou nas lojas físicas. Além disso, a GWM promete surpreender até no modelo de test drive. Segundo Ramos, haverá unidades para teste por clientes em locais públicos, como shopping centers.

Como é o Haval H6

O sucesso da Caoa Chery no mercado brasileiro é certamente um fator inspiracional para a Great Wall Motor. A marca sino-brasileira eletrificou sua gama em junho e já começou a se destacar nas vendas de elétricos e híbridos. Mas, no caso da GWM, os elétricos vão demorar. A marca apostará primeiro nos híbridos, com SUVs e picapes eletrificados. E o Haval H6 foi o escolhido para inaugurar a operação, por ser altamente tecnológico.

Divulgação/Great Wall

De acordo com Oswaldo Ramos, o Haval H6 é “um carro elétrico com motor a combustão”. A explicação é que o SUV híbrido tem grande autonomia em modo elétrico e, por isso, utilizará mais eletricidade que gasolina. O seu conjunto híbrido combina um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos que, combinados, geram potência de 393 cv. Por enquanto, a marca não divulgou o torque máximo. Já o pacote de baterias tem capacidade de 34 kWh, com autonomia de 170 km.

Os motores elétricos ficam instalados um em cada eixo, e o carregamento do pacote de baterias leva apenas 35 minutos (de 20% a 80%) em pontos de recarga rápida. A mecânica tem ainda o câmbio DHT com duas marchas e embreagem. Já o elétrico trabalha com uma marcha com redução.



Sobre a possibilidade de trazer alimentação flex, há possibilidade, afirma Ramos. “Quem vai dizer a demanda é o cliente”, afirma o executivo. A garantia será de 5 anos de para-choques a para-choques, mas a marca ainda não fala em preços. A GWM diz apenas que o valor do Haval H6 rondará o de modelos de Jeep, Toyota e Volkswagen, tanto a combustão quanto híbridos. Ou seja, deve ficar entre os SUVs Corolla Cross e RAV4.


Divulgação/Great Wall

Visual e tecnologias são destaques

O Haval H6 brasileiro traz detalhes diferentes do SUV à venda na China. O logotipo da marca, por exemplo, na grade e na tampa traseira, tem novo grafismo e é menor que no carro de lá. Além disso, os acabamentos externos das molduras de janelas, rack de teto e frisos são diferentes, assim como o desenho das rodas de liga leve de 19″.

Segundo a GWM, a escolha visa atender as preferências do consumidor local, relatada em pesquisas feitas no País. A nacionalização do projeto incluí a reprogramação de recursos do sistema de condução ativa. Bem como do dispositivo de conectividade. A tela da central multimídia tem 12,3″ e, segundo a marca, virá com conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, e receberá atualizações de forma remota (“pelo ar”).


Haval H6
Divulgação/Great Wall

Conforme a GWM, o SUV terá, ainda, câmera de reconhecimento facial, Head-Up display, sistema de condução semiautônoma de nível 2 e internet 5G. Além disso, o Haval H6 vem com controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem automática de emergência, detector de pedestres e ciclistas, e alerta de tráfego cruzado. Por fim, o SUV tem monitor de ponto cego e assistentes de permanência em faixa e de baliza, além do sistema “smart cornering”, que utiliza o GPS e ajusta a velocidade automaticamente antes de curvas, por exemplo.

*O jornalista viajou a convite da Great Wall Motor Brasil.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.