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Great Wall lança primeiro comercial no Brasil com música dos Beatles
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Great Wall lança primeiro comercial no Brasil com música dos Beatles

Filme comercial da Great Wall Motor surge quatro meses antes do lançamento do seu primeiro modelo no Brasil, o SUV híbrido Haval H6

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02 de jan, 2023 · 7 minutos de leitura.

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Great Wall
SUV híbrido Haval H6 estreia no Brasil em abril de 2023
Crédito:Reprodução/GWM

A Great Wall Motors publicou o seu primeiro filme comercial no Brasil com trechos da canção “Hello, Goodbye”, dos Beatles. Mas o vídeo, na verdade, faz uma brincadeira com a música do quarteto de Liverpool e a nuncia a chegada do “futuro” – daí o título “Hello, Tomorrow”. Ainda desconhecida dos brasileiros, a GWM vai apostar alto em tecnologias avançadas como, por exemplo, reconhecimento facial e sistema híbrido plug-in com mais de 100 km de autonomia em modo puramente elétrico.

Este, portanto, é o ponta pé inicial da GWM no que diz respeito a divulgação nacional da marca no Brasil. O comercial (veja aqui), inclusive, faz parte de uma série de teasers que a marca pretende lançar. “Além de ser a chamada inicial do filme para a virada do ano, é um bom resumo do que queremos trazer para o mercado brasileiro em 2023. Ou seja, nessa campanha ilustraremos tudo aquilo que é prometido para o amanhã, hoje. Essa é a revolução que indústria automotiva nacional e os consumidores estão aguardando. Hello, tomorrow!”, comentou o Head de Marketing da GWM, Luis Fernando Guidorzi.

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Divulgação/Great Wall

Foco em SUVs e picapes

Em agosto de 2022, a Great Wall confirmou a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). Lá, a chinesa vai focar em produzir SUVs e picapes já neste ano. Em novembro, inclusive, a montadora deu início ao lançamento do seu primeiro seu primeiro veículo no Brasil, o SUV híbrido Haval H6. Entretanto, tal como antecipamos no Jornal do Carro, inicialmente, o H6 virá importado da China com entregas a partir de 2023. O seu conjunto híbrido combina um motor 1.5 turbo e dois motores elétricos que, combinados, geram potência de 393 cv.

Paralelamente ao lançamento do Haval H6, a Great Wall planeja inaugurar 50 pontos de vendas e serviços ao longo do primeiro semestre do ano. Haverá estabelecimentos em todo o território nacional. Além disso, até o segundo semestre de 2024, a montadora projeta reunir 133 estabelecimentos no País, distribuídos por 112 cidades.


Divulgação/Great Wall

Picape chega em 2024

Na unidade de Iracemápolis, a GWM vai produzir a nova geração da picape média Poer. Mas, a futura rival da Toyota Hilux será lançada aqui já com produção nacional apenas em 2024. De acordo com o diretor comercial da marca, Oswaldo Ramos, a picape poderá ter versões a diesel e híbrida.

Embora não tenha dado detalhes, um rápido passeio pelo site da Great Wall mostra que a picape Poer chegará ao Brasil cheia de tecnologias. Lá na China, o modelo é vendido em diferentes versões, e com recursos modernos, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), bem como alerta de ponto cego e frenagem automática de emergência.




Por dentro, a Poer também é moderna e traz duas grandes telas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Já na mecânica, o modelo tem um motor 2.0 turbo diesel de 162 cv de potência e torque de 40,6 mkgf entre 1.500 rpm e 2.000 rpm. Na versão a gasolina, o motor 2.0 turbo possuí sistema de injeção direta e gera 190 cv e 36,6 mkgf de torque.

Great Wall
Great Wall Motor/Divulgação

Três marcas: Haval, Tank e Poer

A Great Wall tem uma grande variedade de carros de diferentes tipos e marcas na China. E a montadora já definiu os modelos que serão lançados no Brasil. Como dissemos, o Haval H6 será o primeiro. “Estamos preparando a fábrica para começar a produção local. Então, os carros de volume e modelos mais dedicados ao mercado brasileiro serão produzidos em Iracemápolis a partir de 2024”, pontua o chefe de operações comerciais da GWM.


Um detalhe interessante revelado por Ramos é que, no Brasil, a GWM vai usar as marcas como nome dos veículos. Por exemplo, o Haval será o nome do SUV em todas as versões, identificadas por H4 e H6, por exemplo.  O mesmo conceito será aplicado aos modelos da marca Tank, que terá SUVs 4×4 com foco no luxo. Bem como às picapes da linha Poer.

Great Wall Motors Haval
Haval/Divulgação

Contudo, a grande aposta de vendas da Great Wall no Brasil deverá ser o SUV médio Jolion. O utilitário é um dos mais modernos da Haval na China, com visual sofisticado e porte de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Embora não tenha dado detalhes, Oswaldo Ramos apontou que a GWM não usará nomes de origem chinesa. Ou seja, o utilitário deverá se chamar Haval H4 quando estrear em 2024, com produção nacional.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.