Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

26/04/2021 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 27/04/2021 | 5:22

Great Wall Motors planeja construir fábrica de carros elétricos no Brasil

Uma das maiores fabricantes privadas de carros da China, Great Wall Motors procurou autoridades brasileiras e tem intenção de produzir no Sudeste do País

Picape Poer vai (re)inaugurar fábrica da Great Wall Motor em Iracemápolis (SP) no início de 2024 Crédito: Great Wall Motors/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Great Wall Motors, uma das maiores fabricantes privadas de carros da China, flerta com o Brasil há cerca de uma década. Em 2011 a empresa já demonstrava interesse em vender seus carros aqui. Mas agora parece que o negócio vai avançar. Executivos da montadora procuraram autoridades brasileiras na última semana para sinalizar interesse em construir uma fábrica de carros elétricos e utilitários leves na região Sudeste.

A Great Wall vem estudando o Brasil há cerca de dois anos, bem como buscando regiões que ofereçam incentivos fiscais para a operação.

Haval/Divulgação
Continua depois do anúncio

Quem é a Great Wall Motors?

Fundada em 1984, a Great Wall Motors é uma montadora chinesa bem jovem. Nem “quarentou” ainda. Entretanto, a empresa é considerada a maior fabricante de capital privado do país. Sua especialidade são os SUVs e picapes, alguns deles muito populares na China. Atualmente, a fabricante reúne quatro marcas de veículos: Great Wall, Haval, WEY e ORA.

A fabricante expandiu seus negócios na última década. Em 2013, comprou a Haval, marca especializada em SUVs e crossovers. Quatro anos depois, em 2017, lançou a WEY, divisão de veículos de luxo. Na sequência, em 2018, criou a ORA/Euler, marca de carros elétricos. Trata-se da fabricante que apresentou o Punk Cat, clone elétrico do Volkswagen Fusca.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se


Planos para o Brasil

O Jornal do Carro fez contato com Anderson Suzuki, executivo brasileiro recém-contratado como o responsável de Produto e Marketing na região da América do Sul. Segundo Suzuki, a GWM está analisando os mercados da região e o Brasil. “Somente após a conclusão destes estudos é que a matriz na China decidirá, então, sobre próximos passos no País”.

A Great Wall ainda não fala oficialmente sobre a fábrica, mas já contratou executivos para a operação nacional, que segundo o jornalista Lauro Jardim, do O Globo, terá início já em 2022. Ou seja, a marca chinesa vai começar importando seus carros para o País, mas não se sabe que modelos virão, apenas que serão SUVs e picapes. Há opções de todos os tipos e tamanhos.

Só a Haval possui 16 utilitários disponíveis em seu site oficial. Já a marca-mãe tem cinco modelos de picapes, algumas delas com tração 4×4 e, dessa forma, voltada à prática de off-road. A WEY conta com seis modelos, mas é exclusiva do mercado chinês. Por fim, a divisão de elétricos ORA já oferece quatro modelos puramente elétricos de design lúdico.



Leia Mais


Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

VER TODAS AS OFERTAS