Depois de quatro meses de especulações, a Mercedes-Benz confirmou a venda da fábrica de Iracemápolis (SP) para a chinesa Great Wall Motors. O negócio envolveu não só o terreno, mas a área construída e todo o ferramental para a produção de veículos. Ou seja, a unidade, que foi desativada em dezembro, está pronta para operar. E a gigante chinesa já tem o cardápio preferido do público brasileiro: SUVs e picapes.
Em dezembro de 2020, a Mercedes comunicou o fechamento da sua fábrica de automóveis próxima de Campinas. Com capacidade para montar 20 mil carros por ano, a unidade foi inaugurada em 2016 e funcionou por apenas quatro anos. Lá, eram feitos o sedã médio de luxo, Classe C, e o SUV GLA. A Daimler investiu R$ 600 milhões na construção, mas não revelou o valor da negociação com a Great Wall, que deve (re)ligar as máquinas já em 2022.
Montadora tem picapes e SUVs
Em seu portfólio, a Great Wall Motors tem utilitários de todos os tipos e tamanhos. Só a marca Haval, especializada em SUVs, possui 16 utilitários disponíveis em seu site oficial. Já a marca-mãe tem cinco picapes, algumas com tração 4×4 e, portanto, mais voltadas ao off-road. Dessa forma, é certo que a montadora vai apostar em modelos para estes dois segmentos.
Recentemente, a marca chinesa registrou o SUV Jolion no Brasil, um dos modelos mais novos da Haval. O batismo é uma fusão das iniciais de “Joy Life On”, algo como “alegria de viver”. Entretanto, em chinês, se pronuncia Chulian, que significa “primeiro amor”. Com 4,47 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, o Haval Jolion tem porte similar ao do Jeep Compass e é um dos cotados a ganhar produção em Iracemápolis.
Da mesma maneira, o SUV médio Haval H6 já está patenteado e pode ser outro modelo a ganhar produção nacional. Sua carroceria é um pouco maior, com 4,65 metros de comprimento, e se aproxima de modelos como o Caoa Chery Tiggo 8 e Volkswagen Tiguan Allspace.
Os dois SUVs, dessa forma, podem usar o mesmo conjunto mecânico, combinando um motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta, 150 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, e uma transmissão de dupla embreagem e sete marchas, com tração dianteira.
Além destes, a picape média Série P é forte candidata a ser feita localmente. O modelo foi registrado há um ano e é peça-chave no plano de globalização da Great Wall. Com ela, a montadora pretende concorrer com a Toyota Hilux e se tornar uma das maiores fabricantes de picapes do mundo, ao lado da GM e da Ford, que dominam a categoria nos EUA.
Como é a picape GWM Série P
Embora não tenha dado detalhes, um rápido passeio pelo site da Great Wall mostra que a picape Poer chegará ao Brasil cheia de tecnologias. Lá na China, o modelo é vendido em diferentes versões, e com recursos modernos, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), bem como alerta de ponto cego e frenagem automática de emergência.
Por dentro, a picape também é moderna e traz duas grandes telas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. Já na mecânica, o modelo tem um motor 2.0 turbo diesel de 162 cv de potência e torque de 40,6 mkgf entre 1.500 rpm e 2.000 rpm. Na versão a gasolina, o motor 2.0 turbo possuí sistema de injeção direta e gera 190 cv e 36,6 mkgf de torque.
Marca quer expansão global
Nos últimos dois anos, a Great Wall comprou fábricas da General Motors na Tailândia e na Rússia. E a montadora está perto de fazer o mesmo na Índia, assim como no Brasil (com a fábrica da Mercedes-Benz). Dessa forma, a GWM planeja globalizar suas marcas nos próximos anos, e ser a primeira fabricante chinesa a concorrer mundialmente com grandes marcas.
Nesse sentido, a operação brasileira tende a nascer como uma das maiores da empresa. Atualmente, a Great Wall tem uma pequena linha de montagem no Equador, que abastece países como Uruguai, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, que é o seu maior mercado na América Latina e o sexto maior globalmente, com 2.435 unidades vendidas em 2020.
Quem é a Great Wall Motors?
Fundada em 1984, a Great Wall Motors é uma montadora chinesa bem jovem. Nem “quarentou” ainda. Entretanto, a empresa é considerada a maior fabricante de capital privado do país. Sua especialidade são os SUVs e picapes, alguns deles muito populares na China. Atualmente, a fabricante reúne quatro marcas de veículos: Great Wall, Haval, WEY e ORA.
A fabricante expandiu seus negócios na última década. Em 2013, comprou a Haval, marca especializada em SUVs e crossovers. Quatro anos depois, em 2017, lançou a WEY, divisão de veículos de luxo. Na sequência, em 2018, criou a ORA/Euler, marca de carros elétricos. Trata-se da fabricante que apresentou o Punk Cat, clone elétrico do Volkswagen Fusca.