Você está lendo...
GWM derruba liminar da VW e pode lançar Fusca elétrico no Brasil
Notícias

GWM derruba liminar da VW e pode lançar Fusca elétrico no Brasil

Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat foram registrados pela GWM no Brasil em 2021, mas marca alemã contestou as concessões alegando cópia do Fusca

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

17 de abr, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

GWM Ora Ballet Cat
Ora Ballet Cat tem clara inspiração no icônico VW Fusca
Crédito:GWM/Divulgação

A GWM derrubou uma liminar da Volkswagen que contestava o registro de dois modelos de sua linha no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Desse modo, a montadora chinesa poderá lançar no Brasil um carro que é praticamente a versão elétrica do Fusca, devido à grande semelhança no design.



De acordo com o jornal O Globo (veja abaixo), a GWM protocolou os desenhos industriais do Ora Punk Cat e do Ora Ballet Cat em novembro de 2021. Ambos têm estilo claramente inspirados no clássico “besouro”. A Volkswagen, contudo, contestou a concessão dos registros. A marca alega que os dois modelos seriam “uma cópia escancarada do icônico Fusca, como se não houvesse leis no Brasil que salvaguardassem os esforços alheios e vedassem a concorrência desleal e parasitária e a associação indevida”.

O Fusca elétrico da GMW virá ao Brasil?

Entretanto, o pedido de tutela de urgência para a marca alemã em fevereiro de 2023 foi revogado em março deste ano após um recurso da GWM. A chinesa, por sua vez, reconhece a inspiração no Fusca. Contudo, afirma que a importação da dupla não seria concorrência desleal já que o modelo saiu de linha no País em 1996. Ou seja, isso abriria caminho para que tanto o Ora Punk Cat ou o Ora Ballet Cat dessem as caras por aqui.

Publicidade


Mas registros no Inpi não significam necessariamente que um carro específico chegará ao mercado brasileiro. De acordo com a maioria das fabricantes, muitas vezes os desenhos são protocolados apenas como forma de proteção da propriedade industrial e intelectual.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03: hatch elétrico chinês é uma boa compra? Conheça

Deixe sua opinião