Por mais que os SUVs dominem o mercado de carros novos no Brasil, os hatches de entrada ainda estão em alta. Desse modo, a distância entre os mais vendidos é mínima. Nos últimos meses, o Volkswagen Polo foi ganhando força e, agora, já é o favorito ao título de hatch (e automóvel de passeio) mais vendido do Brasil em 2023. Mas o posto – que ficou com o Hyundai HB20 em 2022 -, também é disputado pelo Chevrolet Onix, que liderou as vendas no primeiro semestre deste ano.
Em números gerais, de acordo com dados da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, o Volkswagen Polo já emplacou 93.246 unidades em 2023. Foram 10.197 só em novembro. Entretanto, com menos de um mês para acabar o ano, o Chevrolet Onix ainda tem condições de reverter esse jogo, afinal, registrou 91.204 emplacamentos entre janeiro e novembro. Ou seja, pouco mais de 2.000 unidades separam a dupla.
Outros players
Nas demais posições do top five, tudo fica mais definido. Terceiro hatch mais vendido de 2023, o Hyundai HB20 tem 79.278 vendas de janeiro a novembro. Em seguida, na quarta posição, vem o Fiat Mobi, com 66.033 unidades. Por fim, o Fiat Argo é o quinto no ranking dos hatches e soma 61.500 emplacamentos.
Veja os 10 hatches mais vendidos no acumulado de 2023:
- 1º) Volkswagen Polo: 93.246 (10.197 em novembro)
- 2º) Chevrolet Onix: 91.204 (9.802)
- 3º) Hyundai HB20: 79.278 (10.057)
- 4º) Fiat Mobi: 66.033 (6.367)
- 5º) Fiat Argo: 61.500 (5.335)
- 6º) Renault Kwid: 55.213 (5.972)
- 7º) Peugeot 208: 25.994 (2.910)
- 8º) Citroën C3: 24.559 (3.307)
- 9º) Toyota Yaris: 20.577 (1.405)
- 10º) Honda City: 9.989 (662)
Situação pode se concretizar
Cabe lembrar que em se tratando de mercado, nada está garantido. Entretanto, neste ano, a liderança do Polo pode se concretizar. Ainda está bastante cedo para cravar, mas, pelos dados preliminares da Fenabrave, é possível ver que o Polo segue na frente já nos primeiros dias de dezembro.
Nesta quarta-feira (6), o hatch da Volks já registra 4.085 vendas. Isso é três vezes mais que os 1.360 emplacamentos conquistados pelo rival da GM no mesmo período. Entre ambos, aparece o HB20, que conquistou 2.966 comercializações nesses primeiros dias do mês.
Vale, portanto, lembrar que, ao contrário dos rivais diretos, o Volkswagen Polo engloba dois modelos em um. No catálogo da Volkswagen do Brasil aparece tanto o Polo (vendido em seis versões de acabamento) quanto o Polo Track, configuração mais barata que nasceu – em fevereiro – da necessidade em ter um modelo de entrada após a aposentadoria do veterano Gol.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!