Por mais que os SUVs dominem o mercado de carros novos no Brasil, os hatches de entrada ainda estão em alta. Desse modo, a distância entre os mais vendidos é mínima. Nos últimos meses, o Volkswagen Polo foi ganhando força e, agora, já é o favorito ao título de hatch (e automóvel de passeio) mais vendido do Brasil em 2023. Mas o posto – que ficou com o Hyundai HB20 em 2022 -, também é disputado pelo Chevrolet Onix, que liderou as vendas no primeiro semestre deste ano.
Leia Mais
Em números gerais, de acordo com dados da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, o Volkswagen Polo já emplacou 93.246 unidades em 2023. Foram 10.197 só em novembro. Entretanto, com menos de um mês para acabar o ano, o Chevrolet Onix ainda tem condições de reverter esse jogo, afinal, registrou 91.204 emplacamentos entre janeiro e novembro. Ou seja, pouco mais de 2.000 unidades separam a dupla.
Publicidade
Outros players
Nas demais posições do top five, tudo fica mais definido. Terceiro hatch mais vendido de 2023, o Hyundai HB20 tem 79.278 vendas de janeiro a novembro. Em seguida, na quarta posição, vem o Fiat Mobi, com 66.033 unidades. Por fim, o Fiat Argo é o quinto no ranking dos hatches e soma 61.500 emplacamentos.
Veja os 10 hatches mais vendidos no acumulado de 2023:
- 1º) Volkswagen Polo: 93.246 (10.197 em novembro)
- 2º) Chevrolet Onix: 91.204 (9.802)
- 3º) Hyundai HB20: 79.278 (10.057)
- 4º) Fiat Mobi: 66.033 (6.367)
- 5º) Fiat Argo: 61.500 (5.335)
- 6º) Renault Kwid: 55.213 (5.972)
- 7º) Peugeot 208: 25.994 (2.910)
- 8º) Citroën C3: 24.559 (3.307)
- 9º) Toyota Yaris: 20.577 (1.405)
- 10º) Honda City: 9.989 (662)
Situação pode se concretizar
Cabe lembrar que em se tratando de mercado, nada está garantido. Entretanto, neste ano, a liderança do Polo pode se concretizar. Ainda está bastante cedo para cravar, mas, pelos dados preliminares da Fenabrave, é possível ver que o Polo segue na frente já nos primeiros dias de dezembro.
Nesta quarta-feira (6), o hatch da Volks já registra 4.085 vendas. Isso é três vezes mais que os 1.360 emplacamentos conquistados pelo rival da GM no mesmo período. Entre ambos, aparece o HB20, que conquistou 2.966 comercializações nesses primeiros dias do mês.
Vale, portanto, lembrar que, ao contrário dos rivais diretos, o Volkswagen Polo engloba dois modelos em um. No catálogo da Volkswagen do Brasil aparece tanto o Polo (vendido em seis versões de acabamento) quanto o Polo Track, configuração mais barata que nasceu – em fevereiro – da necessidade em ter um modelo de entrada após a aposentadoria do veterano Gol.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!