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HB20 e Fox travam briga de temperos
Comparativo

HB20 e Fox travam briga de temperos

Versões Spicy e Pepper têm motor 1.6 e intenção de se diferenciar do restante da linha com toques especiais

19 de ago, 2015 · 6 minutos de leitura.

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 HB20 e Fox travam briga de temperos

Ao lançar o HB20 no Brasil, em 2012, a Hyundai queria fazer frente ao Gol, então o líder do mercado. Em pouco tempo o novato superou as expectativas: ultrapassou o Volkswagen em vendas e é considerado rival até de carros de segmentos superiores. A estreia da versão Spicy reforça esse posicionamento – o hatch disputa compradores com o VW Fox Pepper.

Com sobrenomes que significam condimento e pimenta, respectivamente, HB20 Spicy e Fox Pepper têm em comum a ampla lista de equipamentos e o apelo visual “temperado”. O Hyundai parte de R$ 50.757 e o VW, de R$ 54.120 – ambos vêm com motor 1.6 flexível e foram avaliados nas versões com câmbio manual. E, mesmo mais caro, o Fox superou o HB20.

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A pimenta superou o condimento em desempenho e nível de conteúdo. Também foi melhor em quesitos como dirigibilidade e estabilidade.

Apesar de o Fox ter 120 cv, ante os 128 cv do HB20 (ambos com etanol), seu câmbio de seis marchas aproveita melhor o potencial do motor. O torque é parecido, mas no VW a entrega ocorre 1.000 rpm mais cedo.

Esse aspecto dá ao Fox uma boa vantagem no trânsito urbano, por exemplo, pois proporciona arrancadas e retomadas de velocidade mais rápidas.


A suspensão do Fox, com bom equilíbrio entre rigidez e conforto, trata melhor todos os ocupantes. No HB20 o ajuste do sistema é muito firme e acaba causando desconforto para quem está na cabine.

Menu degustação.Se o prato de entrada dessa dupla é o conjunto mecânico, o principal são os equipamentos. Eles têm ar-condicionado, direção assistida, vidros e travas elétricos, bancos de couro e rodas de liga leve de 15”.

O Hyundai leva vantagem na central multimídia, que inclui navegador GPS e TV digital de série – no VW, o item é opcional de R$ 2.900 e não inclui TV. Em contrapartida, o Fox sai de fábrica com sensores de estacionamento na dianteira e traseira, além de controle de tração.


O único “extra” do HB20 é a cor metálica. Já o comprador do Fox pode equipá-lo com controles de estabilidade e de velocidade de cruzeiro, teto solar e sensor de chuva. Para ter todos os opcionais, são R$ 11.620, que fazem com que a tabela chegue perto de “picantes” R$ 67 mil.

OPINIÃO

A Hyundai vem se notabilizando e fazendo sucesso pelo estilo agressivo e moderno de seus carros, com carroceria cheia de vincos e faróis chamativos. Essa diretriz de desenho foi decisiva para conquistar aquela fatia de público que ainda tinha desconfianças em relação a carros de marcas sul-coreanas. Com o reforço do preço competitivo e a boa oferta de equipamentos, criou-se a fórmula que deu prestígio ao HB20. Tanto que o hatch feito em Piracicaba (SP) está empatado com o Fiat Palio na vice-liderança do ranking de vendas na primeira quinzena de agosto – o Chevrolet Onix conquistou o topo da lista. Mas o mercado é muito dinâmico e a primeira reestilização do Hyundai está prevista para ocorrer até o fim do ano. Então fica a dica: quem comprar um HB20 agora terá, em breve, um carro de estilo defasado. Já o Fox deve demorar para mudar, pois foi reestilizado em 2014.



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