Em 2015, a Honda largou na frente da arquirrival Toyota e da conterrânea Nissan ao lançar mundialmente o HR-V. Contudo, a marca japonesa parou no sucesso do SUV compacto que, atualmente, sofre com o peso do tempo. Logo depois, como opção mais acessível, a Honda lançou o WR-V, uma derivação do Fit com suspensão mais robusta. Agora, parece que a montadora entendeu as mudanças de mercado e vai criar um novo SUV sobre a base da nova geração do City.
De acordo com o Autocar Índia, a confirmação veio do vice-presidente sênior e diretor de Vendas e Marketing da Honda Cars Índia, Rajesh Goel. “Estamos desenvolvendo um SUV totalmente novo”, afirmou o executivo. O anúncio ainda ressalta que o foco principal é o país asiático e demais mercados emergentes, como o Brasil.
Com as especulações do novo utilitário confirmadas, não haverá uma nova geração do Honda WR-V. Ou seja, o SUV do City ocupará o seu lugar, com posicionamento abaixo do novo HR-V, que chega ao Brasil no começo de 2022. Com inspiração no protótipo “e:concept”, a nova geração do HR-V subirá de nível, e deverá ter sistema híbrido flexível com motor 1.5. Assim, brigará com modelos maiores, como o Toyota Corolla Cross.
Ou seja, o novo SUV derivado do City assumirá o papel de utilitário de entrada da marca japonesa. As apurações indicam que a nova aposta da Honda terá cerca de 4,30 metros de comprimento, bem como uma opção de até 7 lugares. Além disso, a expectativa é de que o SUV do City chegue em 2023, com produção na fábrica de Itirapina (SP).
SUVs não param de crescer
Segundo Rajesh Goel, a Honda Índia tinha os sedãs como ponto forte no país. Mas, com as novas tendências do mercado, estes modelos estão perdendo participação para os SUVs. “Até julho de 2021, a participação dos SUVs subiu até 34% aqui na Índia”, disse o executivo. No Brasil, o cenário é o mesmo. Os SUVs agora marcham para cima dos hatches e sedãs compactos, segmentos que, historicamente, têm maior volume.
Novo SUV terá base do City
Mesmo com as informações ainda escassas, o futuro SUV está sendo trabalhado com base na plataforma do City. Mas isso não é tudo. O modelo também pegará emprestado os motores do sedã, contando com o 1.5 a gasolina, e o 1.5 a diesel (lá fora). Além disso, há a versão híbrida e:HEV, que já está disponível com a carroceria hatch na Tailândia.
Sobre o tamanho, a Honda vai seguir os passos da Hyundai na Índia, ou seja, terá versões com 5 e 7 lugares. Isso com um comprimento de cerca de 4,30 de comprimento. No caso da marca sul-coreana, o novo Creta, que acaba de chegar ao Brasil, ganhou recentemente uma versão de 7 lugares na Índia, batizada de Alcazar.
Em termos de estilo, o utilitário terá inspiração no conceito Honda N7X, que foi revelado em maio deste ano, na Indonésia. As poucas imagens do SUV indicam que o visual terá elementos dos novos City hatch e sedã, especialmente na traseira, com lanternas contornadas por LEDs na parte interior, em um arremate elegante.
Conhecido por projeto 31XA, a expectativa é de que o SUV do City chegue com muitas novidades tecnológicas. A Honda registrou o nome “Elevate” na Índia, que pode ser o seu batismo.
Fabricação no Brasil
Tal como revelamos no Jornal do Carro em julho, as novas gerações do City e do HR-V serão fabricadas no Brasil. Inclusive, a estreia do SUV está prevista para o começo de 2022.
Mas antes do novo HR-V, a japonesa lançará a nova geração do City, que, pela primeira vez, terá as carrocerias hatch e sedã no Brasil. O compacto estreia no fim deste ano, já produzido na fábrica de Itirapina (SP). Ou seja, o novo SUV poderá ter produção nacional assim que estiver pronto. Por aqui, vai concorrer com Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Nissan Kicks.
A mudança de estratégia da Honda, segundo Rajesh, foi acompanhada por um realinhamento de operações na Índia. Dessa forma, com a nova aposta em SUVs para mercados emergentes, o Brasil está na rota das próximas novidades da marca no segmento.