Você está lendo...
Honda e VW planejam novos híbridos e elétricos
Mercado

Honda e VW planejam novos híbridos e elétricos

Honda precisa recuperar terreno perdido com lançamentos de concorrentes. Planos abrangem até um novo modelo a diesel para a Europa. VW investirá nos elétricos e aposta que os modelos de emissão zero terão 3% de suas vendas nos próximos anos

20 de jul, 2010 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Honda e VW planejam novos híbridos e elétricos

A Honda e a Volkswagen anunciaram planos de lançar novos modelos híbridos e elétricos nos EUA e no Japão. A estratégia da fabricante japonesa é ter os veículos prontos para 2012 – ano em que também pretende lançar um novo modelo a diesel para o mercado europeu. A VW vê potencial de crescimento para esses veículos e que eles terão parcela considerável nas vendas totais do grupo nos próximos anos.

O objetivo da Honda é recuperar o terreno perdido. No início dos anos 2000, a japonesa era uma das poucas fabricantes a oferecer carros elétricos. Mas agora, seus híbridos “suaves” (mild, em inglês) se tornaram menos eficientes do que os híbridos totais (full hybrids) das concorrentes.

O CEO da alemã, Martin Winterkorn, em pronunciamento na fábrica de Palo Alto (Califórnia, EUA) ontem, segunda-feira 19, afirmou que serão lançados novos carros elétricos até 2013. Para Winterkorn, esses veículos de emissão zero de CO2 representarão 3% das vendas totais da fabricante até 2018. Estão no programa versões totalmente elétricas do pequenino Up, Golf e Jetta – o sedã feito no México terá uma versão híbrida, que combina motores a combustão e elétrico, em 2012. O maior desafio dos carros elétricos ainda é, segundo Winterkorn, o alto preço das baterias.

Publicidade


Deixe sua opinião