Diogo de Oliveira

17/10/2021 - 5 minutos de leitura.

Honda vai encerrar produção do Civic no Brasil em novembro

Sem fôlego para concorrer com o arquirrival Corolla e com os novos SUVs, Honda Civic deixará de ser feito no País e voltará importado em 2022

Honda City deve absorver órfãos do Civic de décima geração até a chegada do novo modelo, que será importado e com motor híbrido Crédito: Honda/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Na última semana, a Honda anunciou que vai concluir em dezembro a transferência da produção de veículos de Sumaré para a nova fábrica de Itirapina, ambas no interior paulista. Mas nem todos os modelos ganharão a nova linha. O sedã médio Civic não irá. Tal como o Jornal do Carro vem noticiando há alguns meses, a marca japonesa vai encerrar a produção local do modelo, após 24 anos.

A decisão de encerrar a produção local do Civic se deve sobretudo ao sucesso dos SUVs. Em 2021, o sedã vendeu pouco mais de 14 mil unidades entre janeiro e setembro. O arquirrival Toyota Corolla, por exemplo, tem 30,5 mil unidades emplacadas no mesmo período. Mas não é só. A categoria encolheu com o avanço dos SUVs, e atualmente tem só 5% das vendas.

Fornecedores estão avisados

Segundo apuração do site Autos Segredos, a Honda já avisou os fornecedores que vai encerrar a produção do Civic em novembro. Assim, partir de dezembro, a montadora vai unificar a produção de veículos na fábrica de Itirapina (SP), que foi concluída em 2016, mas abriu em 2019, por causa das sucessivas quedas nas vendas de carros no País.

Continua depois do anúncio

Novo Civic virá importado em 2022 (Divulgação/Honda)

Novo Civic em 2022

O fim do Civic nacional será um marco para a fabricante japonesa. Afinal, o sedã médio é feito no País desde 1997 – ou seja, há 24 anos. Contudo, não será o fim do Civic no Brasil. Em 2022, a Honda lançará a nova geração do modelo, revelada no início deste ano. A expectativa é de que o novo Civic desembarque importado dos Estados Unidos já no 1º semestre.

Dessa forma, é esperado que a nova geração venha mais cara, com um posicionamento de preços superior ao atual, que vai de R$ 121 mil até R$ 165 mil. Essa subida de patamar virá pelas novas tecnologias disponíveis no novo Civic, mas também servirá para distanciar o sedã médio dos compactos da marca, sobretudo das novas gerações do City e do HR-V.



Leia Mais


Paultan.org

Próximos meses serão intensos

Com o fim do Civic, a Honda dará início à reformulação da sua gama de veículos. A marca japonesa está muito próxima de lançar a nova geração do compacto City, que, pela primeira vez, terá a carroceria hatch no Brasil. Com o hatch e o sedã, a Honda pretende suprir as demandas pelo Civic e pelo Fit, que também deverá sair de linha e vir importado em 2022.

Além do novo City, a Honda prepara a chegada da nova geração do HR-V no mercado brasileiro. Tal como o Jornal do Carro publicou a última semana, o SUV será completamente renovado no início de 2022, já com produção local em Itirapina. A expectativa é de que o novo HR-V chegue às lojas brasileiras no 1º trimestre do ano que vem.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

De R$ 94.190,00 por R$ 86.990,00 OU

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

VER TODAS AS OFERTAS