O segmento de SUVs médios ganhou mais um integrante: o Honda ZR-V. Lançado no mês passado, o modelo, produzido no México, chegou para disputar vendas com Compass e Corolla Cross. O novato ocupa a faixa deixada pelo sedã Civic da geração anterior – fica acima do HR-V. Ou seja, tem plataforma derivada de sedã, justamente, como no adversário fabricado pela Toyota. Mas as semelhanças, praticamente, param por aí.
Sobre visual, cada um tem sua identidade. Enquanto o ZR-V aposta em linhas arredondadas, o Corolla Cross é mais conservador, com contornos mais retos. A partir daí, o gosto é relativo, afinal, cada um agrada à sua maneira.
Até por ser menos tecnológico, o Corolla Cross é mais barato. Disponível em cinco configurações de acabamento e com motorizações a combustão ou híbrida, o Toyota custa entre R$ 162.590 e R$ 210.990. Já o ZR-V oferece apenas a versão Touring, de R$ 214.500. Mais um demérito da Honda é oferecer apenas motor a gasolina, enquanto isso, no Corolla Cross, qualquer uma das cinco opções tem alimentação flex. Afinal, por mais que não varie, o cliente quer ter o poder de escolha na hora de abastecer.
E como estamos falando de abastecimento, vamos aos detalhamentos mecânicos. Nas três versões de entrada, o Toyota Corolla Cross carrega o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros e até 177 cv de potência. São 21,4 mkgf de torque. E tem câmbio CVT que simula 10 marchas. As configurações topo de linha, todavia, vêm com o conjunto híbrido flex que combina o propulsor 1.8 aspirado de até 101 cv e um elétrico que entrega 72 cv. Combinados, rendem 122 cv.
Em contrapartida, o ZR-V chega somente com motor 2.0 de 161 cavalos e 19,1 mkgf. Oferece câmbio CVT de sete marchas.
0 a 100 km/h
Na aceleração de 0 a 100 km/h, o ZR-V fica no meio-termo. Realiza a ação em 10,9 segundos. Ou seja, é mais rápido que o Corolla Cross Hybrid, que demora 13 segundos, mas é mais lento que o 2.0 a combustão, que leva 9,8 segundos. Velocidade máxima: 195 km/h tanto no ZR-V quanto no Corolla Cross a combustão. Já o híbrido vai até os 170 km/h, de acordo com a Toyota.
Se no 0 a 100 km/h o ZR-V fica no meio do caminho, o mesmo não se pode dizer do consumo. O SUV da Honda é mais beberrão que o conterrâneo. Faz 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. No Corolla Cross a combustão, os números são de, respectivamente, 11,7 e 13 km/l. Por fim, o Corolla Cross Hybrid, que é um dos carros mais econômicos do País, de acordo com a aferição do Inmetro, faz 17,8 (urbano) e 14,7 km/l (rodoviário).
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Visual atraente, potência dentro da média e economia um pouco aquém. Até agora, esses foram os principais resultados do Honda ZR-V na comparação com o Toyota Corolla Cross. Entretanto, o modelo vira o jogo quando o papo pende para o quesito espaço. O novato é bem maior que o rival da Toyota. Afinal, são 4,57 metros de comprimento contra 4,46 m do Corolla Cross. A princípio, 11 centímetros em um carro fazem toda a diferença.
Ademais, o ZR-V também ganha em largura (1,84 m contra 1,82 m) e entre-eixos (2,66 m/2,64 m). Já em altura, o Corolla Cross tem 1 centímetro a mais (1,62 m). O porta-malas também é mais generoso no SUV datado de 2021. Tem, portanto, 440 litros. No novato, cabem 389 litros.
Com acabamento mais caprichado e atual, o ZR-V também tem lista de equipamentos mais generosa frente ao Corolla Cross. Afinal, oferece alguns itens extras. Tem centralizador de faixa, limitador de velocidade, paddle shifts, partida remota, carregamento por indução, app que comanda funções do carro e Auto Hold, por exemplo. Por fim, uma das principais falhas do Corolla Cross (o freio de estacionamento por pedal) é sanada no Honda, que vem com acionamento elétrico.
Em ambos, tem revestimento de couro nos bancos e teto solar elétrico. No entanto, no Corolla Cross há saídas de ar traseiras.
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