Você está lendo...
F-150, 1500 Limited ou Silverado? Veja qual picape se destaca na ficha técnica
Comparativo

F-150, 1500 Limited ou Silverado? Veja qual picape se destaca na ficha técnica

Quando o assunto é picape grande, nomes da RAM, Chevrolet e Ford são os favoritos; montamos um comparativo técnico com as opções a venda no Brasil

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

21 de ago, 2023 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

Picaponas topo de linha se enfrentam em nosso comparativo técnico
Crédito:Montagem/Rodrigo Tavares/Divulgação

O mercado da picape grande, após um longo período sem novidades, volta a esquentar no Brasil, com nomes como Ford F-150, RAM 1500 Limited e Chevrolet Silverado. Cada uma delas tem suas armas para conquistar o público, e entre suas similaridades, estão o fato de serem importadas, um potente motor V8, e um preço final consideravelmente alto.

Pensando nisso, o Jornal do Carro separou as informações das picapes à venda no País, e da Silverado, que ainda será lançada, e preparou um comparativo técnico entre os modelos, para que você conheça em detalhes o que as picapes grandes mais comentadas do mercado tem a oferecer.



Desempenho: F-150 tem o V8 mais potente das três picapes

Modelo da Ford com V8 emprestado do Mustang é o mais potente (Taba Benedicto/Estadão)

Publicidade


No mercado norte-americano, o motor V8 é surpreendentemente cultuado, e no Brasil tem seus adeptos. Um motor potente ajuda a carregar o peso da caminhonete, bem como também facilitar o transporte de um reboque ou trailer, por exemplo. Equipadas com o motor V8, a F-150 tem o mais potente, com 405 cv de força e 56,7 mkgf entregue a partir das 4.250 rpm. Contudo, uma transmissão automática de 10 velocidades comanda o conjunto.

Em segundo lugar está a Ram 1500 Limited, que usa um V8 Hemi de 5,7 litros, com 400 cv e 56,7 mkgf de torque, emprestado da versão Rebel. Aliada ao motor está o câmbio automático de oito marchas, acionado por um seletor giratório no painel. Na lanterna está a GM Silverado, prestes a estrear, com um motor 5.3 V8, com 360 cv de potência, e “apenas” 53 mkgf.

E o consumo? 

Motor HEMI V8 é o mais beberrão do comparativo (RAM/Divulgação)

Ainda que essa seja uma preocupação de pouca importância para o público destas picapes, o consumo tem seu destaque. Por conta do peso e dos motores V8, os modelos não são uma primazia em economia, mas tem seus truques para conter o alto consumo. Silverado e F-150 tem consumos parecidos, onde a primeira faz 6,8 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada, e a rival faz 6,3 km/l no urbano, e 8,6 km/l no rodoviário.

O pior consumo entre as três fica com a RAM 1500 Limited, que faz apenas 5,5 km/l em percurso urbano e 7,2 km/l no rodoviário. Entretanto, as opções da GM e da Stellantis tem a opção de desativação de cilindros, permitindo economia de combustível, por exemplo.

Silverado é a picape de maior caçamba do comparativo

Caçamba é a maior da categoria das picapes grandes (Chevrolet/Divulgação)

Para quem quer espaço para carga, a Silverado tem a maior caçamba entre as rivais da Ford e RAM. Com uma impressionante caçamba com 1.781 litros de capacidade volumétrica, ela ultrapassa a F-150, por exemplo, com 1.370 litros, e a RAM 1500, com 1.200 litros. Mesmo com a opção da Stellantis oferecendo o chamado “RamBox”, caixas laterais na caçamba, que juntas dão mais 107 litros para carga, não é páreo para a picape grande da GM.

Tecnologia embarcada importa ao comprador de uma picape grande

Interior na Ford F-150 é caprichado (Taba Benedicto/Estadão)

Tecnologia embarcada também é um fator decisivo na compra de uma picape grande, e as três opções tem seus truques para seduzir o público. A Silverado oferece seis airbags, sistema de som Bose, painel digital, controle de cruzeiro, assistente de permanência em faixa, central multimídia de 13,4 polegadas, e demais itens. 


Na 1500 Limited, lançada como o modelo mais luxuoso da RAM, os destaques são a multimídia com tela de 12″, conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, e um sistema de som premium com 19 alto-falantes. Há ainda partida remota, assistentes semiautônomos de condução, teto solar panorâmico, sistema start-stop e os faróis de LEDs também acompanham a picape, além de outros itens de série.

Na F-150, o destaque são as duas grandes telas de 12 polegadas no painel, ambas com alta resolução e customizáveis. Uma é o quadro de instrumentos e a outra, que faz parte do sistema multimídia, reúne diversas funções do veículo. No quesito segurança, por exemplo, a picape vem de fábrica com oito air bags, controle eletrônico de tração 4×4 e recursos de condução semiautônoma. Ou seja ACC, alerta de ponto cego, ajuste automático do farol alto e assistente de manobra, entre outros.

Dimensões e valores

1500 Limited tem a maior capacidade de reboque da categoria: 3.647 kg (RAM/Divulgação)

A 1500 Limited 2023 mede 5,91 m de comprimento, 2,08 m de largura, 1,97 m de altura e 3,67 m de entre-eixos. Já a Silverado mede 5,88 m de comprimento, 2,06 m de largura, 1,98 m de altura e 3,73 m de entre-eixos, o maior das três. Por fim, a F-150 mede 5,88 m de comprimento, 2,09 m de largura, 1,96 m de altura e 3,69 m de entre-eixos.

Quanto aos valores, usando como base as versões mais caras, a Ford F-150 custa, em sua versão Platinum, R$ 490.000. Já a RAM 1500 Limited, na versão Night Edition, custa R$ 539.990. Por fim, a Chevrolet Silverado ainda não tem preço, pois não foi lançada, mas especula-se que seja por volta de R$ 520 mil.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


RAM RAMPAGE: COMO É A NOVA PICAPE MAIS POTENTE DO BRASIL

Deixe sua opinião