Se o segmento de SUVs médios não para de crescer, nada mais natural que as montadoras queiram uma fatia desse filão. É o caso do Honda ZR-V, o “SUV do Civic”, que divide a plataforma com o sedã e acaba de chegar do México (leia aqui nossas primeiras impressões).
O inédito modelo da marca japonesa é maior que o HR-V, com produção em Itirapina (SP), e menor que o CR-V, que terá nova geração no Brasil logo no início de 2024. E se você acha que tem muita letra para decorar, saiba que o ZR-V se chama HR-V nos Estados Unidos, o que deixa essa sopa de letrinhas ainda mais confusa.
Concorrentes do Honda ZR-V
Entre os representantes da categoria de SUVs médios, o Jeep Compass reina absoluto: foram quase 50 mil unidades entregues no ano até agora. Mas a Honda não tem pretensões de incomodar o líder.
Da mesma forma, o principal rival do ZR-V não será o Corolla Cross, embora o novo SUV da Honda vá disputar com o rival de origem japonesa. Isso porque, mesmo distante do Compass, o modelo da Toyota, que é feito em Sorocaba (SP), tem números significativos de vendas. Entre janeiro e outubro, já soma mais de 35 mil emplacamentos.
Como a Honda anunciou projeção de cerca de 1.000 unidades para o ZR-V ao mês, resta incomodar o Volkswagen Taos, SUV da marca alemã que é feito na Argentina e não “decolou”. Até o fechamento de outubro, o Taos emplacou pouco mais de 12 mil unidades. Assim, se a Honda trabalhar direitinho, seu novato tem tudo para deixar o Taos para trás.
Motor e câmbio
Sob o capô, o ZR-V traz o motor 2.0 aspirado a gasolina que rende 161 cv e 19,1 mkgf de torque. Mas, diferentemente do Civic e:HEV, o SUV não tem conjunto híbrido. Como em todo Honda, o câmbio é CVT. Esse, aliás, é mais um motivo para que o ZR-V entre em desvantagem no segmento de SUVs médios. O Compass, por exemplo, tem motor 1.3 turboflex de 185 cv e 27,5 mkgf. Já o Corolla Cross na versão flex (há também opções híbridas) vem com um 2.0 que gera até 177 cv e 21,4 mkgf.
O Taos, por sua vez, vem com o motor 1.4 turbo, que é menos potente que o rival japonês (150 cv), mas com torque bem maior, de 25,5 mkgf. Além disso, todos os concorrentes levam vantagem por terem motorização flex. Afinal, o ZR-V só bebe gasolina. Segundo dados do PBVE do Inmetro, o SUV tem consumo médio urbano de 10,2 km/l e faz 12,1 km/l na estrada.
Por fim, a Honda precisa se atentar a um possível problema “em casa”: a canibalização com o HR-V. Apesar de ter dimensões menores, o SUV compacto da marca tem motor mais potente nas versões de topo, com o 1.5 turboflex que rende 177 cv e 24,5 mkgf.
Equipamentos
Nessa categoria, pelo menos, a Honda supera de longe os rivais diretos. Disponível na versão Touring e sem opcionais, o ZR-V traz muito equipamentos. Por exemplo, quatro portas USB-C, carregador de celular por indução, multimídia com tela de 9″, ar-condicionado de duas zonas e quadro de instrumentos com tela de 7″ (o velocímetro é analógico). Além disso, tem rodas de 17″, partida por botão, sensor de chuva, bancos de couro, chave presencial, teto solar, retrovisor interno fotocrômico e câmera de ponto cego no lado direito.
Mas o destaque vai para o pacote de segurança Honda Sensing. Este inclui assistentes semiautônomos, como controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática, de permanência em faixa com ajuste de direção e farol alto automático. Alguns destes equipamentos não estão disponíveis nos concorrentes nem como opcionais.
Há ainda oito airbags, assistente de controle de descida e de partida em rampas, bem como controles de tração e de estabilidade. Além disso, também são de série monitores de pressão dos pneus e de atenção do motorista, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, câmera de ré e fixação Isofix para cadeirinhas infantis.
Garantia e preço
O ZR-V tem três anos de garantia sem limite de quilometragem. Disponível apenas na versão Touring, o SUV tem preço de R$ 214.500.
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