Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

23/05/2022 - 5 minutos de leitura.

HPE tenta retomar produção de SUVs sob novas regras do Proconve L7

Retomada da produção dos SUVs Mitsubishi Outlander Sport e Suzuki Jimny em Catalão (GO) depende de adequação às regras de emissões do PL7

Com projeto antigo, Suzuki Jimny pode não voltar a ser feito em Catalão (GO), mas a HPE Automotores nega Crédito: Suzuki/Divulgação

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No início de 2022, a HPE Automotores, que representa a Mitsubishi Motors e a Suzuki Veículos no Brasil, confirmou a interrupção da montagem dos modelos Outlander Sport e Jimny no País. Os SUVs deixaram de ser feitos na fábrica de Catalão (GO) por causa das novas regras de emissões, ruídos e eficiência energética do Proconve L7. Na ocasião, ficou a dúvida se a montadora faria as atualizações necessárias ou se seria o fim de ambos.

Agora, de acordo com a HPE, a retomada da produção dos utilitários pode, sim, tornar-se realidade. Entretanto, “ambos ainda não entraram em produção”, afirmou a HPE Automotores ao Jornal do Carro. De acordo com a montadora, a aprovação dos dois modelos para o PL7 está próxima, mas o martelo ainda não está batido. Ou seja, os SUVs podem receber os ajustes necessários, e, então, seguir por mais algum tempo em linha.

Mitsubishi/Divulgação
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Vale lembrar que ambos os modelos permanecem nos configuradores de Mitsubishi e Suzuki. Os preços partem de R$ 166.990 e R$ 111.990, respectivamente. Afinal, o Governo permitiu que as montadoras comercializem carros 0-km feitos nas especificações anteriores até 1º de junho. O Outlander Sport, versão moderna do antigo ASX, estreou em 2020 com motor 2.0 flex de até 170 cv e 23 mkgf, e câmbio automático CVT. Já o veterano Jimny, que é feito no País desde de 2013, traz o 1.3 a gasolina de até 85 cv e 11,2 mkgf aliados a um câmbio manual de cinco marchas.


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Relembre o caso

No começo de fevereiro, a HPE Automotores confirmou a suspensão temporária da produção dos SUVs Outlander Sport e Jimny na fábrica de Catalão (GO). Motivo: os novos limites de emissões e parâmetros estabelecidos pelo Proconve L7, em vigor desde 1º de janeiro.

Suzuki/Divulgação

A fase 7 do Programa de Controle de Emissões de Poluentes por Veículos Automotores endureceu as regras para os veículos 0-km. Assim, diversos modelos e motores foram aposentados por excederem os novos limites. Nesses casos, como os de Fiat Uno e modelos 1.6 flex da Volkswagen, por exemplo, a adequação ficaria cara. Por outro lado, o investimento é possível para a HPE que, na época, afirmou que “trabalha para atender a nova regulamentação”.

Suzuki/Divulgação

Jimny ainda vale a pena?

Com vendas baixas e projeto antigo, a pergunta que fica é: vale a pena continuar a montar o Jimny? Conforme antecipado pelo JC, a Mitsubishi já tem um futuro mais promissor no horizonte, com o novo ASX – previsto para estrear já em 2023, eletrificado. Mas o velho Jimny não terá vida longa. Além disso, não faz sentido investir na antiga geração, uma vez que o Jimny Sierra (com tabela a partir de R$ 151.990 e motor 1.5 de 108 cv) já cumpre as novas regras. De qualquer forma, voltando ou não a produção, a HPE informa que “não há qualquer definição de data”.


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