Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

22/02/2023 - 4 minutos de leitura.

Hyundai pode voltar a ter carros com painel analógico; Entenda

Chefe de design da Hyundai diz que excesso de recursos digitais, como telas, causa confusão na cabeça do consumidor e tira emoção dos carros

Hyundai Pony é exemplo de que moderno e retrô podem andar de mãos dadas Crédito: Maurício Jordão/Hyundai/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Hyundai parece estar na contramão das tendências do setor de veículos. Ao menos no que diz respeito à cabine. Atualmente, todas as marcas vêm substituído ponteiros, botões e teclas por telas. E isso não é coisa só de carro luxuoso. Ou seja, até modelos, digamos, “populares” entraram nessa onda. Porém, segundo o chefe de design da Hyundai, Hak Soo Ha, ainda há lugar para controles analógicos.

Releitura de carro dos anos 70, Pony foi desenhado por Giugiaro e lembra o VW Passat (Hyundai/Divulgação)

De acordo com Hak, em entrevista à publicação Carscoops, essa volta ao passado pode ser vista nos carros-conceito Pony e N Vision74, por exemplo. Segundo ele, a ideia era “forçar os designers a considerar formas de combinar recursos digitais e analógicos.”

Continua depois do anúncio

Aliás, o Pony é uma releitura do modelo lançado em 1975 e desenhado pelo italiano Giorgetto Giugiaro. Daí a semelhança com o Audi 100 e o VW Passat vendido no Brasil. Por sua vez, o N Vision 74 é a versão esportiva do mesmo protótipo. Ou seja, desenvolvida pela divisão N.

Hyundai N Vision 74 (Hyundai/Divulgação)

Conforme Hak, até recentemente o time da Hyundai estava focado nos carros que seriam mostrados na CES. A feira de tecnologia ocorre em janeiro, nos Estados Unidos. Assim, os designers ficaram bastante tempo debruçados sobre projetos de veículos autônomos. Portanto, segundo ele, nesses modelos é preciso “tirar o volante e tudo o que é automotivo”.


Mais emoção nos carros da Hyundai

“Acaba parecendo algo como uma casa sobre rodas”, diz o executivo da Hyundai. Porém, nem tudo nesse processo é positivo, diz. Assim, a ideia agora é trazer mais emoção para dentro dos carros da Hyundai. “Eu quis misturar digital e analógico”, afirma.

Conforme o chefe da área de design da Hyundai, telas sensíveis ao toque e cabines totalmente digitais despertam um sentimento de confusão nas pessoas. Em síntese, ele afirma que se sente “amarrado” para criar. Para ele, é preciso criar novos produtos sem perder de vista a oferta de vários tipos de soluções.


Leia Mais



Portanto, Hak defende que mudanças de hábito não são o forte da maioria dos consumidores. Portanto, segundo ele, mudanças muito profundas deixam as pessoas confusas. “Você tem de considerar tudo isso (antes de criar um produto)”, afirma.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Volkswagen Polo fica mais caro na linha 2025; veja os preços

Notícias

BYD Shark estreia na próxima semana; veja o que sabemos

Notícias

Novo Hyundai Creta faz sucesso na Índia e vende quase o dobro do Brasil

Notícias

BYD registra patentes do SUV elétrico Seal U no Brasil

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta Limited Safety

Ver agora