A Hyundai Motor revelou nesta semana a sua nova estratégia global. De acordo com a marca sul-coreana, serão feitos investimentos pesados em soluções de conectividade e segurança. Além disso, a empresa pretende padronizar as plataformas. Com isso, será possível implementar atualizações de forma remota, bem como reduzir custos.
A princípio, um dos pilares da estratégia global revelada pelo grupo é a aplicação de softwares para a atualização remota de carros. O sistema OTA – sigla em inglês de “Over-The-Air”, ou simplesmente “pelo ar” – vai equipar todos os modelos da marca até 2025.
A partir de 2023, todos os lançamentos do Grupo Hyundai estarão prontos para receber atualizações de software OTA. E mais, a novidade não se restringirá aos novos carros elétricos. Assim, valerá para toda a gama de veículos da montadora. Ou seja, incluí os modelos a combustão, como a linha HB20 e o SUV Creta feitos em Piracicaba (SP).
Aqui, vale ressaltar dois pontos. Primeiro é que o serviço já existe nos veículos da Hyundai desde 2021. Além disso, a transformação dos carros do grupo em veículos definidos por software (“Software Defined Vehicles”) acontecerá também nos modelos seminovos.
O que são carros definidos por software?
Os proprietários poderão melhorar o desempenho dos motores e acrescentar novos recursos em seus automóveis a qualquer hora e em qualquer lugar. Será possível alterar padrões de segurança, conectividade e proteção contra roubos, por exemplo. Tudo de maneira remota, utilizando a internet do próprio carro.
No total, a Hyundai estima que 20 milhões de veículos serão registrados nos serviços conectados do grupo até 2025. Ou seja, o número também considera modelos das marcas Kia e Genesis. Os dados dos carros conectados se interligarão com as futuras soluções de mobilidade. Dessa forma, inclui desde mobilidade aérea a robotáxis (leia mais).
Investimento bilionário
O grupo sul-coreano investirá pesado em tecnologias para desenvolvimento de softwares. Até 2030, a Hyundai vai aplicar 18 trilhões de wons (quase R$ 68 bilhões na conversão direta) em um novo centro global de software. A Hyundai também vai oferecer serviços sob demanda. Assim, os clientes poderão comprar funções conforme as suas necessidades.
“Vamos criar veículos visionários com a capacidade de evoluir por meio de softwares. Isso permitirá que os clientes mantenham seus carros atualizados com os mais recentes recursos e tecnologias. Mesmo muito tempo depois de saírem da fábrica”, afirmou Chung Kook Park, presidente e chefe da divisão de P&D do Grupo Hyundai Motor.
Novas plataformas da Hyundai
Para otimizar os processos de produção, a Hyundai vai desenvolver uma plataforma de hardware e software. Essa arquitetura permitirá que os componentes sejam compartilhados entre veículos de diferentes segmentos. Assim, os custos vão baixar. A meta é apresentar a tecnologia já em 2025, com base nas duas novas plataformas de carros elétricos eM e eS. Essas bases serão feitas sob o sistema de arquitetura modular do grupo.
A plataforma eM é específica para os veículos elétricos de todos os segmentos. Ela promete melhorar a autonomia em cerca de 50% na comparação com os modelos atuais. Da mesma forma, essa base terá a tecnologia de direção autônoma de Nível 3 ou superior. Já a plataforma eS será exclusiva dos Veículos Propositadamente Construídos (PBV), que são autônomos feitos sob encomenda e para uso específico por empresas.
As novas plataformas terão um controlador integrado que, então, simplificará as atualizações de todos os elementos dos carros. Mas, para suportar adequadamente os serviços digitais, será necessário ter hardware específico. Dessa forma, o Grupo Hyundai fez parceria com a NVidia, que fornecerá sua plataforma NVidia Drive.
Novo HB20 já é conectado
Em agosto, a Hyundai renovou a linha HB20 no Brasil. E uma das novidades é que o hatch e o sedã passaram a ter os serviços conectados gratuitos por três anos. A marca sul-coreana também estendeu a gratuidade aos modelos seminovos com chip de internet. Contudo, a internet a bordo por enquanto não permite baixar atualizações do veículo, tal como ocorre nos carros da Tesla e da Volvo. Mas eles já permitem ver dados e dar comandos pelo celular.