O segmento de SUVs compactos elétricos continua em evidência, e a Hyundai prepara sua arma para o segmento. É o subcompacto Casper, que tentará concorrer diretamente com o Renault Kwid E-Tech, e também causar incômodo a outro compacto elétrico: o BYD Dolphin, por exemplo.
Considerado o menor modelo da marca sul-coreana, o Casper foi desenvolvido para o mercado nacional da marca, mas também para o mercado de países emergentes. Feito sob a plataforma do modelo K1, o modelo será oferecido na Europa apenas em versão totalmente elétrica. Além disso, terá algumas diferenças em relação à variante a combustão, com motor 1.0.
Flagrado pelo site CarScoops, a versão elétrica do Casper terá rodas de liga maiores e deixará o hack de teto para trás. Além disso, uma tela de alta qualidade passa a habitar o painel, e o modelo recebe uma nova central multimídia, com tela maior, emprestada do irmão maior Creta.
Mesmo sob forte camuflagem, o modelo exibe as lanternas traseiras, com desenho que simula um entrelaçado de linhas. Na dianteira, os faróis redondos com projetores no meio do para-choque dão mais um toque ao desenho do modelo. As lanternas traseiras estão ligadas ao vidro traseiro, recurso similar ao usado no GWM Ora 03.
Hyundai Casper EV terá conjunto elétrico feito pela BorgWarner
O Casper EV usará o conjunto elétrico produzido pela BorgWarner, que rende até 184 cv, mas que deverá ser amansado para o modelo compacto. O motivo seria o baixo posicionamento do modelo na linha, feito para ser um elétrico de entrada. Contudo, por conta do flagra, espera-se que o modelo acabe vendido no Velho Continente.
Medindo 3,59 metros de comprimento, ele tem como principal rival o Dacia Spring, nosso Kwid E-Tech na Europa. A opção da Dacia custa 20.400 euros, algo entorno de R$ 106 mil em conversão direta. No entanto, espera-se que algumas versões empatem de preço com o BYD Dolphin, mais caro, vendido a 29.990 euros, R$ 155 mil em conversão direta.
O modelo se juntará ao Kona EV na linha Hyundai de elétricos de entrada, entretanto, o irmão maior custa 43.550 euros, por volta de RS 226 mil. Por fim, a missão do novo Casper EV é reposicionar a marca entre as opções de modelos de entrada, com uma opção totalmente elétrica.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!