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Infiniti e Kia adiantam formas de novos jipes
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Infiniti e Kia adiantam formas de novos jipes

Coreano terá até tração integral elétrica, enquanto Infiniti aposta em visual refinado

05 de fev, 2015 · 2 minutos de leitura.

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 Infiniti e Kia adiantam formas de novos jipes

Infiniti e Kia mostraram dois
teasers de seus futuros crossovers compactos. A Kia trabalha no e-AWD
Trail’ster, que será basicamente uma versão com tração integral do Kia Soul. O
sistema, no entanto, será elétrico e acoplado a um motor turbinado. O novo
carro também terá um teto retrátil de lona e um visual mais agressivo com apelo
off-road.

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No teaser, é possível ver pneus
mais robustos e partes plásticas nos para-lamas e parachoques. O Trail’ster
deverá estar no próximo Salão de Chicago, nos Estados Unidos.


Já a Infiniti deu mais dicas de
como será o QX30, seu futuro off-road compacto. O modelo tem vários itens
semelhantes aos do hatch Q30, mostrado em 2013. A imagem, que mostra a traseira
do carro, adianta formas angulosas. Chamam atenção as saídas de escapamento
trapezoidais na base do parachoque, assim como as lanternas em formato de gota.


O QX30 estará no Salão de Genebra, que abre as portas em março. O modelo
servirá de inspiração para o novo crossover de entrada da divisão de luxo da
Nissan.



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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.