Com a chegada de um novo ano, chegam também os impostos a serem pagos, e nem quem tem o dinheiro para um supercarro está ileso disso. Até mesmo os modelos mais caros do País precisam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No Brasil, os veículos mais exclusivos pagam geralmente os maiores valores.
E o maior IPVA do Brasil é justamente de um veículo para lá de exclusivo: a única Ferrari LaFerrari do País, por exemplo. Emplacada em Joinville (SC), o modelo 2015 chegou por aqui em 2022, vendido por cerca de R$ 41 milhões. Entretanto, como não há referência do valor na tabela FIPE, o cálculo acontece de outra forma.
A alíquota do IPVA para automóveis em Santa Catarina é de 2%, uma das mais baixas hoje no Brasil, significando que o proprietário da Ferrari terá de pagar R$ 800 mil para quitar o modelo para 2024, por exemplo. Para se ter uma ideia, um Porsche 911 Carrera 0 km custa apenas R$ 35 mil reais a mais que o valor do IPVA, no entanto.
Em São Paulo, IPVA da LaFerrari é ainda maior
Entretanto, se o hiperesportivo italiano estivesse registrado no estado de São Paulo, o valor do IPVA 2024 seria ainda maior: R$ 1,6 milhão. Curiosamente, mesmo sendo híbrida, a Ferrari não recebe desconto no valor em nenhum dos dois estados citados. A LaFerrari tem um motor 6.3 V12 aspirado com 789 cv, junto de outro motor elétrico com 160 cv, com um total de 963 cv e 91,6 mkgf de torque. Assim, seu 0 a 100 km/h é de apenas 3 segundos.
Depois dela, mais uma Ferrari ocupa um posto entre os maiores IPVAs do País: trata-se agora de uma Daytona SP3, unidade única na América Latina, de ano 2023, e registrada no Rio Grande do Sul (RS). O esportivo ano 2023, avaliado em R$ 19.035.780, pagará, segundo a alíquota de 3% do estado, um IPVA de R$ 571 mil. Um preço certamente alto para um modelo de apenas 599 unidades, motor V12 e 840 cv.
Porsche 918 Spyder também tem IPVA caríssimo
Voltando ao estado de São Paulo, os três Porsche 918 Spyder registrados por lá terão um início de ano bem salgado. Avaliadas em mais de R$ 14.074.612, pagarão aos cofres públicos R$ 562.284. Dentre as seis unidades existentes em todo o Brasil, mais duas estão em Santa Catarina, onde pagarão cerca de R$ 300 mil de taxa. Assim, com três motores, sendo dois elétricos e um V8 a gasolina, geram 899,3 cv em conjunto.
Por fim, outro estado que registra um alto IPVA em janeiro é o de Minas Gerais. Por lá, a taxa mais cara do estado cabe ao proprietário de um Lamborghini Aventador SVJ 2022, que precisará arcar com os R$ 297.205 pedidos. Assim como os demais modelos dessa lista, os valores de desempenho também impressionam: motor V12 6.5 de 770 cv e 73,4 mkgf de torque, com 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos.
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