Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

27/12/2023 - 5 minutos de leitura. Atualizado: 28/12/2023 | 9:17

IPVA 2024: Ferrari e Porsche pagam os maiores valores do País

Superesportivos pagam os maiores valores de IPVA no Brasil; Ferrai encabeça a lista com dois modelos, seguido de Porsche e Lamborghini

Ferrari LaFerrari é dona do IPVA 2024 mais caro do Brasil Crédito: Tom Hartley Jr./Instagram

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Com a chegada de um novo ano, chegam também os impostos a serem pagos, e nem quem tem o dinheiro para um supercarro está ileso disso. Até mesmo os modelos mais caros do País precisam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No Brasil, os veículos mais exclusivos pagam geralmente os maiores valores.

E o maior IPVA do Brasil é justamente de um veículo para lá de exclusivo: a única Ferrari LaFerrari do País, por exemplo. Emplacada em Joinville (SC), o modelo 2015 chegou por aqui em 2022, vendido por cerca de R$ 41 milhões. Entretanto, como não há referência do valor na tabela FIPE, o cálculo acontece de outra forma.


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A alíquota do IPVA para automóveis em Santa Catarina é de 2%, uma das mais baixas hoje no Brasil, significando que o proprietário da Ferrari terá de pagar R$ 800 mil para quitar o modelo para 2024, por exemplo. Para se ter uma ideia, um Porsche 911 Carrera 0 km custa apenas R$ 35 mil reais a mais que o valor do IPVA, no entanto.

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Em São Paulo, IPVA da LaFerrari é ainda maior

RM Sotheby’s/Divulgação

Entretanto, se o hiperesportivo italiano estivesse registrado no estado de São Paulo, o valor do IPVA 2024 seria ainda maior: R$ 1,6 milhão. Curiosamente, mesmo sendo híbrida, a Ferrari não recebe desconto no valor em nenhum dos dois estados citados. A LaFerrari tem um motor 6.3 V12 aspirado com 789 cv, junto de outro motor elétrico com 160 cv, com um total de 963 cv e 91,6 mkgf de torque. Assim, seu 0 a 100 km/h é de apenas 3 segundos. 

Daytona SP3 brasileira é a única na América Latina (Divulgação/Carbuzz)

Depois dela, mais uma Ferrari ocupa um posto entre os maiores IPVAs do País: trata-se agora de uma Daytona SP3, unidade única na América Latina, de ano 2023, e registrada no Rio Grande do Sul (RS). O esportivo ano 2023, avaliado em R$ 19.035.780, pagará, segundo a alíquota de 3% do estado, um IPVA de R$ 571 mil. Um preço certamente alto para um modelo de apenas 599 unidades, motor V12 e 840 cv.

Porsche 918 Spyder também tem IPVA caríssimo

Modelo tem seis unidades no Brasil (Divulgação/Collecting Cars)

Voltando ao estado de São Paulo, os três Porsche 918 Spyder registrados por lá terão um início de ano bem salgado. Avaliadas em mais de R$ 14.074.612, pagarão aos cofres públicos R$ 562.284. Dentre as seis unidades existentes em todo o Brasil, mais duas estão em Santa Catarina, onde pagarão cerca de R$ 300 mil de taxa. Assim, com três motores, sendo dois elétricos e um V8 a gasolina, geram 899,3 cv em conjunto.


Por fim, outro estado que registra um alto IPVA em janeiro é o de Minas Gerais. Por lá, a taxa mais cara do estado cabe ao proprietário de um Lamborghini Aventador SVJ 2022, que precisará arcar com os R$ 297.205 pedidos. Assim como os demais modelos dessa lista, os valores de desempenho também impressionam: motor V12 6.5 de 770 cv e 73,4 mkgf de torque, com 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos.

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