Você está lendo...
Isenção de IPVA aos 20 anos: veja 10 carros que podem ter benefício
Notícias

Isenção de IPVA aos 20 anos: veja 10 carros que podem ter benefício

Caso seja aprovada, PEC unifica idade mínima de 20 anos para isenção do IPVA; selecionamos 10 modelos que podem receber o desconto

Redação

22 de mar, 2024 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

flex VW Gol carros mais roubados
Volkswagen Gol de terceira geração já poderá ter acesso ao benefício
Crédito:Volkswagen/Divulgação

O Jornal do Carro noticiou há algum tempo o andamento da proposta de emenda constitucional que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a veículos terrestres com mais de 20 anos de fabricação (PEC 72/2023). Contudo, o texto, que agora avança para o senado, unificará uma idade mínima para todo o País.

Estados como Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catariana e Tocantins serão diretamente afetados pela resolução. Contudo, se for aprovada no próximo ano (2025), selecionamos alguns modelos que deixarão de pagar IPVA nacionalmente.



Chevrolet Celta

Chevrolet/Divulgação

Publicidade


Por muitos anos uma opção entre os modelos de entrada da GM, o Celta chegou ao mercado nacional para combater o Fiat Mille e o Ford Ka, no início dos anos 2000. Assim, estaria qualificado para receber o benefício da isenção do IPVA.

Toyota Fielder

Toyota/Divulgação

A versão perua do Corolla tinha bons predicados: visual agradável, bastante espaço, motor 1.8 de 136 cv, e opção de câmbio manual ou automático contavam a favor da perua, que chegou ao mercado em 2003. Entretanto, hoje é uma raridade.


Ford Fiesta

Ford Fiesta
Ford/Divulgação

Velho conhecido da Ford, o Fiesta foi por longos anos uma opção entre os que queriam espaço e confiabilidade na arca. Assim, arquirrival de modelos como VW Gol e Chevrolet Corsa, rendeu versões 1.0 Supercharged, sedã e foi a base do SUV EcoSport.

Honda Fit

air bag
Foto: Honda/Divulgação

Sucesso da Honda no Brasil, o monovolume agradava pelo amplo espaço interno, e pela flexibilidade no rebatimento dos bancos. Além disso, a economia e dirigibilidade, aliados ao câmbio CVT fidelizavam compradores.

VW Gol (Terceira Geração)

flex VW Gol carros mais roubados
Volkswagen/Divulgação

A terceira geração do Gol dava uma nova cara à segunda geração, conhecida popularmente por “Bolinha”. Do básico ao esportivo GTI, tinha a liderança do mercado de hatches, sendo considerado um dos mais bonitos da linhagem do modelo, por exemplo.


Peugeot 206

Peugeot/Divulgação

Com visual moderno e bons itens de série, a linha 206 teve longa vida do Brasil. Com direto a versões especiais e até esportivas, o modelo agradava pela dirigibilidade, e fez sucesso entre os jovens. Além disso, contou também com uma versão perua.

Citroën C3

Citroën/Divulgação

A primeira geração do modelo que atualmente ainda é vendido no Brasil, pegou o mercado de compactos premium de surpresa. Bem-equipado, teve versões com teto solar e banco de couro, algo incomum na concorrência na época.

Mitsubishi L200

Mitsubishi/Divulgação

Em linha até hoje, e em vias de ser atualizada, a Mitsubishi L200 chegou ainda nos anos 90, e em 1998 teve sua produção iniciada em 1998, em Catalão (GO). Contudo, não é difícil ver unidades da picape rodando por aí até hoje.


BMW Série 3

BMW/Divulgação

A geração E46 do sedã bávaro divide opiniões. Mais moderna que a geração E36, teve o design assinado por Chris Bangle, e pode ocupar o espaço entre os que querem um sedã alemão, mas não sentem muito medo de uma manutenção mais custosa.

Fiat Palio 

Fiat/Divulgação

Disputando ferrenhamente o posto do VW Gol como o mais vendido do País, o Fiat Palio recebeu uma “nova geração”, que era praticamente o segundo redesenho da primeira geração, datada do fim dos anos 90. Dentre os destaques, tinha um rodar mais macio que a concorrência, e o espaço interno.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian vai dar trabalho para Fiat Pulse e VW Nivus


Deixe sua opinião