O Jornal do Carro noticiou há algum tempo o andamento da proposta de emenda constitucional que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a veículos terrestres com mais de 20 anos de fabricação (PEC 72/2023). Contudo, o texto, que agora avança para o senado, unificará uma idade mínima para todo o País.
Estados como Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catariana e Tocantins serão diretamente afetados pela resolução. Contudo, se for aprovada no próximo ano (2025), selecionamos alguns modelos que deixarão de pagar IPVA nacionalmente.
Chevrolet Celta
![](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2023/09/19120421/autowp.ru_chevrolet_celta_3_door_6-990x6602-1.jpg)
Por muitos anos uma opção entre os modelos de entrada da GM, o Celta chegou ao mercado nacional para combater o Fiat Mille e o Ford Ka, no início dos anos 2000. Assim, estaria qualificado para receber o benefício da isenção do IPVA.
Toyota Fielder
![](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/03/22054321/image.png)
A versão perua do Corolla tinha bons predicados: visual agradável, bastante espaço, motor 1.8 de 136 cv, e opção de câmbio manual ou automático contavam a favor da perua, que chegou ao mercado em 2003. Entretanto, hoje é uma raridade.
Ford Fiesta
![Ford Fiesta](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2023/07/03111102/ford_fiesta_trail_4-1160x653.jpg)
Velho conhecido da Ford, o Fiesta foi por longos anos uma opção entre os que queriam espaço e confiabilidade na arca. Assim, arquirrival de modelos como VW Gol e Chevrolet Corsa, rendeu versões 1.0 Supercharged, sedã e foi a base do SUV EcoSport.
Honda Fit
![air bag](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/uploads/2019/06/27165244/25636197-1160x734.jpg)
Sucesso da Honda no Brasil, o monovolume agradava pelo amplo espaço interno, e pela flexibilidade no rebatimento dos bancos. Além disso, a economia e dirigibilidade, aliados ao câmbio CVT fidelizavam compradores.
VW Gol (Terceira Geração)
![flex VW Gol carros mais roubados](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2023/03/23011942/Gol.jpg)
A terceira geração do Gol dava uma nova cara à segunda geração, conhecida popularmente por “Bolinha”. Do básico ao esportivo GTI, tinha a liderança do mercado de hatches, sendo considerado um dos mais bonitos da linhagem do modelo, por exemplo.
Peugeot 206
![](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2022/02/21010601/206-1160x652.jpg)
Com visual moderno e bons itens de série, a linha 206 teve longa vida do Brasil. Com direto a versões especiais e até esportivas, o modelo agradava pela dirigibilidade, e fez sucesso entre os jovens. Além disso, contou também com uma versão perua.
Citroën C3
![](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/03/22054848/image.png)
A primeira geração do modelo que atualmente ainda é vendido no Brasil, pegou o mercado de compactos premium de surpresa. Bem-equipado, teve versões com teto solar e banco de couro, algo incomum na concorrência na época.
Mitsubishi L200
![](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/03/22055256/image.png)
Em linha até hoje, e em vias de ser atualizada, a Mitsubishi L200 chegou ainda nos anos 90, e em 1998 teve sua produção iniciada em 1998, em Catalão (GO). Contudo, não é difícil ver unidades da picape rodando por aí até hoje.
BMW Série 3
![](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/03/22055434/image-1160x635.png)
A geração E46 do sedã bávaro divide opiniões. Mais moderna que a geração E36, teve o design assinado por Chris Bangle, e pode ocupar o espaço entre os que querem um sedã alemão, mas não sentem muito medo de uma manutenção mais custosa.
Fiat Palio
![](https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/03/22055634/image.png)
Disputando ferrenhamente o posto do VW Gol como o mais vendido do País, o Fiat Palio recebeu uma “nova geração”, que era praticamente o segundo redesenho da primeira geração, datada do fim dos anos 90. Dentre os destaques, tinha um rodar mais macio que a concorrência, e o espaço interno.
O Jornal do Carro também está no Instagram!