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Jaguar correrá Mille Miglia com Bruno Senna
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Jaguar correrá Mille Miglia com Bruno Senna

Os ex-pilotos da F1, Bruno Senna e Martin Bundle correrão a tradicional prova a bordo de um D-Type

28 de abr, 2014 · 2 minutos de leitura.

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  Jaguar correrá Mille Miglia com Bruno Senna
Tradicional, corrida hoje é tomada por clássicos de todas as marcas

A Jaguar confirmou sua participação na Mille Miglia, tradicional prova de 1.600 quilômetros que ocorre na Itália entre 15 e 18 de maio, entre Roma, Brescia e Roma. Entre os pilotos da marca britânica figuram Bruno Senna e Martin Brundle, ambos ex-pilotos da Fórmula 1.

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O sobrinho do tricampeão, que atualmente corre no mundial de Endurance pela Aston Martin, vai dividir o volante de um D-Type com Brundle. O carro que vão guiar é o penúltimo exemplar produzido do “nariz longo”, que completa 60 anos de sua produção, iniciada em 1954.

Outros modelos da marca, como o XK, o C-Type e o E-Type, também serão utilizados na prova por outros convidados da Jaguar, como o apresentador norte-americano Jay Leno e a cantora inglesa Andy MacDonald.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.