Cinco anos após a chegada do Jaguar F-Pace no Brasil, o primeiro SUV da marca britânica passa por seu primeiro facelift. Com mudanças visuais inspiradas no elétrico I-Pace, ele adota motorização híbrida e tecnologias semiautônomas. Em quatro versões, das quais uma é a esportiva SVR, o utilitário esportivo reestreia no país a partir de R$ 463.750.
O concorrente do Porsche Macan evolui no design, mas sem mudanças radicais. Na dianteira, o capô foi remodelado e parece mais longo. Dotado de um visual mais limpo e sofisticado, o desenho da grade do radiador apresenta pequenos pontos em formato de diamante.
Assim como no elétrico I-Pace, os faróis trazem nova assinatura em LED com formato duplo em “L”. Redesenhadas, as entradas de ar do novo para-choques estão menores e vão de acordo com a identidade visual mais limpa da dianteira.
Mais moderna, a traseira destaca as novas lanternas afiladas em LED com desenho que lembra o irmão elétrico. Além disso, o para-choques está mais esportivo e robusto, com saídas duplas de escapamento.
Interior
No entanto, é no habitáculo que o novo F-Pace concentra as principais novidades. Dessa forma, há um novo volante, novas opções de revestimento da alavanca do câmbio do tipo Joystick e um novo console que incorpora um carregador de celular por indução (opcional) e a central multimídia HD de 11,4 polegadas. Pela tela sensível ao toque, o condutor pode controlar o ar-condicionado, entre outras funções da cabine.
Por meio dessa tela o motorista tem acesso à nova plataforma de conectividade Pivi Pro, com conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. A tecnologia permite que o carro se torne um hotspot de Wi-Fi por meio da instalação de um SIM card. A atualização do Pivi Pro é feita remotamente, sem a necessidade de levar o veículo à concessionária.
Também interativo, o painel de instrumentos de 12,3 polegadas apresenta mapas de navegação, mídia, dados de bordo, mostradores digitais e informações do veículo. Para não prejudicar a visão do motorista, o Head-up Display vem embarcado como opcional. E para aguçar a visão dos passageiros, o interior tem 10 opções de cores para iluminação.
Segurança semiautônoma
Para não perder mercado, o SUV da Jaguar se blindou com novas tecnologias de assistência ao motorista, como alerta de ponto cego, câmeras com visão 360º, ar-condicionado com filtro ionizador e frenagem automática de emergência. Também faz parte do pacote o assistente de manutenção de faixa, monitor de pressão dos pneus e controle de cruzeiro adaptativo (opcional).
Motores
Com exceção da versão esportiva SVR, as configurações S P340, R Dynamic S e R-Dynamic SE P340 utilizam o motor 3.0 V6 junto a um sistema híbrido leve (Mild Hybrid). No total, a potência chega aos 340 cv.
Aos que procuram por mais performance, podem optar pela versão SVR. Equipada com nada menos que o 5.0 V8 Supercharged, a versão desenvolve até 550 cv e 71,4 mkgf de torque. Esse propulsor faz com que o SUV saia da inércia aos 100 km/h em apenas 4 segundos e continue acelerando até a ponteiro do velocímetro atingir os 286 km/h.
Por sua vez, a versão SVR possui um acabamento e mecânica distintos. Ela traz, por exemplo, para-choques com maior abertura para refrigeração do motor e suspensão Adaptive Dynamics. Por dentro, bancos esportivos, volante e manopla do câmbio recebem a inscrição com o nome da configuração esportiva.
Por fim, a Jaguar afirma que as reservas do novo F-Pace começam hoje em todas as concessionárias ou pelo site oficial da marca inglesa.
Veja os preços do novo F-Pace por versão:
- S: R$ 463.750 (R$ 478.950 com opcionais)
- R-Dynamic S: R$ 474.850 (R$ 498.950 com opcionais)
- R-Dynamic SE: R$ 510.550 (R$ 527.950 com opcionais)
- SVR: R$ 725.950 (R$ 743.950 com opcionais)