Você está lendo...
Jaguar F-Type V8 se despede e montadora inglesa inicia ‘era elétrica’
Notícias

Jaguar F-Type V8 se despede e montadora inglesa inicia ‘era elétrica’

Esportivo F-Type recebe o último motor V8 da Jaguar, que terá um esportivo elétrico já para o próximo ano; modelo irá para o museu da marca

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

17 de jun, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Jaguar F-Type
Jaguar F-Type tem última unidade fabricada com motor V8 da marca
Crédito:Jaguar/Divulgação

O Jaguar F-Type, esportivo lançado em 2013, já teve sua morte decretada em 2022, com a série especial “75”, mas agora ganha outro encerramento em sua conta: o famoso motor V8 Jaguar. O esportivo conversível, em verde Giola com uma capota preta, e interna em couro Windsor marrom, marca a unidade derradeira do modelo, por exemplo.



A configuração do modelo é semelhante às usadas no último E-Type, fabricado em 1974, e tem praticamente o mesmo tom de despedida. O motor V8 de 5,0 litros da marca produz 444 cv no modelo, mas sua versão esquipada com um compressor mecânico (SVR) chega aos até 575 cv, por exemplo. Entretanto, uma vez que a marca se prepara para ter somente veículos elétricos, a unidade não será mais produzida.

Jaguar/Divulgação
Jaguar/Divulgação

Publicidade


O último V8 da história da marca britânica não estará disponível para o público, no entanto. O derradeiro F-Type está destinado ao Jaguar Daimler Heritage Trust, no Reino Unido. Assim, o fundo, fundado em 1983, preserva vários modelos da história da Jaguar e Daimler, que datam desde o final do século XIX, por exemplo.

Jaguar/Divulgação
Jaguar/Divulgação

Antes do legítimo adeus, a marca preparou algumas versões especiais do esportivo, essas, sim, disponíveis para o público. Entre elas, destacam-se a 75 Special Edition, com 575 cv, a ZP Edition, com 150 unidades para todo o mundo, e a Heritage 60, feita em 2020, com a cor Sherwood Green. Em seus 10 anos de produção, o modelo da Jaguar vendeu 87.731 unidades, 15 mil a mais que o lendário E-Type, por exemplo.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Como é acelerar o novo Ford Mustang GT Performance

Deixe sua opinião