Você está lendo...
Aceleramos o Jaguar F-Type 75, versão final com 12 unidades; veja o preço
Lançamentos

Aceleramos o Jaguar F-Type 75, versão final com 12 unidades; veja o preço

Último lote do Jaguar F-Type no Brasil tem despedida na pista para lembrar o legado de 75 anos da marca inglesa na produção de esportivos

Diogo de Oliveira

11 de jul, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Jaguar F-Type 75
Bonito, luxuoso e exclusivo, conversível F-Type 75 encerra era dos esportivos com motor a combustão da Jaguar e vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos
Crédito:Jaguar/Divulgação

As despedidas nem sempre são fáceis, mas a Jaguar encara com naturalidade o fim de uma era. A marca britânica vai parar de produzir carros com motor a combustão – a partir de 2025, produzirá apenas versões elétricas. Assim, para marcar o fim do F-Type a gasolina, chega ao Brasil 14 unidades da série especial, batizada de 75, com preço de R$ 612.977.

Destas, duas serão utilizadas pela Jaguar em ações de marketing e divulgação, como o test drive no Circuito Panamericano, em Elias Fausto, no interior de São Paulo, do qual o Jornal do Carro participou. As demais serão vendidas possivelmente a colecionadores, afinal, o F-Type 75 nasce pronto para se tornar um ícone.

Jaguar F-Type 75
Jaguar/Divulgação

Publicidade


Para começar, todos os carros do lote destinado ao Brasil são conversíveis e iguais. Dessa forma, diferentemente do que ocorre com os demais modelos da montadora, o esportivo não poderá receber personalização.

A carroceria tem pintura Verde Giola, um tom mais “fechado”, que na sombra lembra algo como o cinza. Há várias partes com acabamento preto brilhante, como a grade e as rodas de liga leve de 20 polegadas. Por dentro, o F-Type 75 tem revestimento de couro na cor caramelo. Essa combinação, clássica da marca, é atraente e elegante, sem exageros.

Jaguar F-Type 75
Jaguar/Divulgação

Passado e futuro no Jaguar F-Type 75

Ao encerrar a produção do F-Type, a Jaguar dá fim a uma era que começou justamente há 75 anos, com o XK120. Ou seja, o primeiro esportivo da marca com carroceria feita de alumínio, que foi feito de 1948 a 1952.

Na época, era o carro feito em série mais rápido do mundo. Sua velocidade máxima era de 120 milhas por hora, ou algo como 192 km/h. Desde então, a marca britânica lançou outros modelos emblemáticos, como o E-Type, feito de 1961 a 1974.

Com base nessas histórias de sucesso, o F-Type 75 chega com a chancela de colecionável. E traz dos ícones do passado as principais características, como a leveza – o carro pesa apenas 1.571 kg, o capô longo e os dois assentos posicionados mais atrás, quase sobre o eixo traseiro. Some-se a isso a distribuição de peso perfeita, de 50% para cada eixo, e a tração no eixo traseiro. Com essa receita, o F-Type 75 encanta e entusiasma em movimento.


Jaguar F-Type 75
Jaguar/Divulgação

Despedida na pista

Nesse encontro com o último F-Type nas pistas, pudemos experimentar o conversível em apenas duas voltas. Foi muito rápido, mas ficou nítido que a versão que chega ao Brasil entrega desempenho forte, sem abrir mão de conforto e luxo a bordo.

O conversível não é um superesportivo com ajustes agressivos e motor barulhento. Em marcha lenta, parece até um carro dócil, sensação ampliada pelos bancos do tipo concha, com ajustes elétricos, memória, aquecimento e ventilação.


Para o Brasil, o F-Type 75 vem na versão R-Dynamic com motor 2.0 turbo de quatro cilindros e injeção direta de gasolina. São 300 cv de potência e 40,8 mkgf de torque a partir das 1.500 rpm. O câmbio é automático de oito marchas, com conversor de torque.

Conforme dados a Jaguar, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h. Na pista, além de acelerar com vigor, o roadster se destaca pela precisão dos movimentos, graças às suspensões com braços sobrepostos na frente e atrás.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VOLVO EX30: NOVO SUV ELÉTRICO COMPACTO CHEGA EM 2O24

Prós

  • Série de despedida do F-Type capricha no luxo a bordo, com muito conforto, sem abrir mão da veia esportiva

Contras

  • Além de ter apenas 12 unidades para o Brasil, último F-Type não pode ser personalizado

Ficha Técnica

Jaguar F-Type 75

Preço sugerido

R$ 612.977

Motor

2.0, 4 cil., 16V, turbo, gasolina

Potência

300 cv a 5.500 rpm

Torque

40,8 mkgf entre 1.500 rpm e 4.500 rpm

Câmbio

Automático de oito marchas; tração traseira

Comprimento

4,47 metros

Altura

1,31 metro

Largura

1,88 metro

Entre-eixos

2,62 metros

Peso (ordem de marcha)

1.571 kg

Tanque de combustível

63 litros

Porta-malas

233 litros

Aceleração 0-100 km/h

5,9 segundos

Velocidade máxima

250 km/h

Deixe sua opinião