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Jaguar Land Rover cria divisão especial SVO
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Jaguar Land Rover cria divisão especial SVO

A Special Vehicle Operation cuidará de versões de alto desempenho, modelos antigos e customizados

13 de jun, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Jaguar Land Rover cria divisão especial SVO

A Jaguar Land Rover criou uma divisão especial, a Special Vehicle Operations, que vai se dedicar a versões de alto desempenho, modelos customizados, carros antigos e produtos de luxo que levam a marca da empresa. Ela substitui a antiga Engineered To Order, que produziu modelos como Range Rover Autobiography e Jaguar XFR-S, e será dirigida por John Edwards, ex-diretor da Land Rover.

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O emblema SVO aparecerá nas variantes especiais de modelos Jaguar e Land Rover – os primeiros modelos a receberem versões diferenciadas serão o Range Rover Sport e o Defender. O clássico Jaguar E-Type será refeito com materiais mais leves e modernos.

A SVO já tem uma oficina em Browns Lane, Inglaterra, onde oferece serviços de manutenção e restauro para donos de modelos antigos das marcas Jaguar e Land Rover. Em 2015, ela vai inaugurar um centro técnico com cerca de 500 empregados, em áreas de design, engenharia, fabricação e customização de modelos.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.