A picape Jeep Gladiator, feita sobre a nova geração do SUV 4×4 Wrangler, é esperada no Brasil desde o fim de 2019, pouco tempo depois de chegar aos Estados Unidos. Nessa época, a princípio, o Jornal do Carro confirmou a vinda do modelo, que estrearia em 2020. Mas a pandemia da Covid-19 mudou tudo. Primeiro, as montadoras tiveram que fechar fábricas para conter a crise sanitária. Depois, veio a escassez de semicondutores. E o cronograma atrasou.
Por isso, e por causa do sucesso nos Estados Unidos, a Gladiator só vem agora. A Jeep anunciou, por meio de comunicado, que a picape 4×4 “está chegando”. A marca da Stellantis, entretanto, não especificou data, versões de acabamento (aposta-se na Rubicon) e tampouco estimativa de preço.
O modelo, que já tem 60 anos de mercado, promete versatilidade nunca vista, tecnologias inéditas, a maior capacidade fora-de-estrada do segmento. A picape terá soluções como portas e teto removíveis, para-brisa rebatível e câmera frontal off-road, por exemplo. Tração 4×4 com reduzida e bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro também estão na lista.
A picape da Stellantis, vale lembrar, já apareceu, sem camuflagem, pelas ruas de Betim (MG). A exemplo do utilizado em sua terra natal, a Gladiator vendida no Brasil vai, portanto, se mover por meio do motor 3.6 V6 Pentastar de 285 cv e 35,9 mkgf de torque. Conta com câmbio automático de oito marchas.
Outros detalhes
A picape, que chegou à Argentina há pouco mais de um ano, é um pouco mais comprida que o irmão Wrangler. Tem 5,54 metros de comprimento e, portanto, 75,2 centímetros a mais que o SUV. Nas demais medidas – também maiores que o SUV – têm: 1,94 m (altura), 1,88 m (largura) e 3,49 m (entre-eixos).
A Gladiator promete exclusividade para se sobressair na disputa com modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger e VW Amarok, por exemplo. De série, a picape terá faróis full LEDs, pneus todo-terreno, central multimídia com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, GPS próprio (para quem curte aventura em lugares remotos) e condução semiautônoma.