No começo de julho, a Jeep realizou seu primeiro “Jeep Challenge”. O evento, formado por desafios que incluíam provas off-road e de rally, teve sua edição de estreia dedicada às mulheres. Dessa forma, a marca reuniu um grupo de 20 jornalistas e influenciadoras do setor automotivo para testar os principais modelos da marca, os SUVs Renegade, Compass e Commander. E o Jornal do Carro marcou presença.
O challenge contou com 28 tarefas distintas que deviam ser cumpridas em até 4 horas. Nelas, estavam inclusos testes de habilidade, estratégia e direção. Além disso, a prova foi realizada em duplas. Cada tarefa acumulava pontos que, no fim, resultariam nas 3 duplas vencedoras.
Jeep Renegade Trailhawk é versão off-road
O campo de provas teve como sede um Hotel Fazenda na cidade de Brotas, interior da capital paulista. Durante o percurso, fiquei ao volante do Jeep Renegade na versão Trailhawk. O SUV com proposta off-road é equipado com o motor 1.3 turbo flex de 185 cv de potência máxima e 27,5 mkgf de torque. O preço sugerido é de R$ 177.690,00, de acordo com o site oficial da montadora. Ou seja, já apresenta um aumento em relação aos preços do pós desconto do pacote para o “carro popular”. Veja aqui.
Nas provas, as rodas de 17″ calçadas com pneus de uso misto (All Terrain) e a suspensão elevada ajudaram nos caminhos mais sinuosos e com obstáculos, por exemplo. No geral, o modelo apresentou boas respostas durante as provas de rally, imersão e lama.
As tarefas, traçadas em um mapa entregue no início do evento, contava com muitas provas off-road. Pessoalmente, foi meu segundo contato com esse tipo de teste. A direção é muito diferente quando comparada com uma estrada convencional ou até mesmo no ciclo urbano. Entretanto, aos poucos, vai ficando claro o comportamento do carro, bem como as manobras necessárias.
No caminho, foi necessário o uso da tração 4×4 com reduzida para auxiliar em alguns processos. Principalmente, na travessia de lama onde era necessária uma certa habilidade para não atolar o carro. Seja como for, o evento é mais uma sinalização de que o mercado está procurando se envolver mais com o público feminino, mesmo que aos poucos. Afinal, entender a necessidade das mulheres e o alvo de produtos desse público, é essencial para a evolução da indústria.
Mas nem tudo são flores
Embora esteja em uma boa fase vendas no mercado brasileiro, a Jeep apresentou algumas quedas em relação ao primeiro trimestre de 2023. A dupla Compass e Renegade, por exemplo, que costumavam figurar no “top 10” mais vendidos, recuaram no ranking. No sexto mês do ano, os utilitários caíram para a 17ª e 18ª posição nas vendas gerais. Entre os SUVs, o Compass perdeu a liderança para o Volkswagen T-Cross.
Além disso, o Renegade passou por uma recente polêmica com o Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe. O utilitário recebeu apenas 1 estrela no teste de colisão. Entretanto, o órgão fez a avaliação com a configuração Sport. Esta, que conta apenas com dois airbags, não é mais fabricada pela marca no mercado brasileiro.
Hora da renovação?
Seja como for, o modelo chegou à linha 2024 tendo como novidade apenas um pacote opcional para a versão intermediária Longitude, chamado de “Dark Pack“. No Brasil, o Renegade estreou em 2015 e desde então teve uma boa receptividade do público. Mas, talvez seja hora da montadora apresentar uma renovação mais impactante para o SUV.
Afinal, de acordo com os rumores, uma nova geração do utilitário só viria a aparecer por cerca de 2025, inclusive, com opções de conjunto elétrico. O mesmo vai acontecer com o Compass, que deve chegar antes do irmão menor sobre a nova plataforma STLA Small da Stellantis.
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