Com o intuito de reforçar o vidro do para-brisas dos seus utilitários 4×4, a Jeep vai oferecer a seus clientes nos EUA uma preparação com Gorilla Glass. O vidro reforçado comumente usado no iPhone, bem como em smartphones de outras marcas, será vendido como opcional no jipão Wrangler e na Gladiator, a sua versão picape.
Nos últimos anos, clientes da marca relataram rachaduras e pequenas lascas no para-brisas do veículo, mesmo sem estarem em situações off-road. De acordo com a Mopar Insiders, site que acompanha a divisão de preparação da Stellantis, muitos acreditam que a inclinação do para-brisas do Wrangler explica o maior número de vidros quebrados.
Portanto, o portal de notícias que acompanha a Mopar, anuncia que a Jeep já solicitou que o para-brisas “Corning Gorilla Glass” vire um opcional. Desse modo, a montadora espera que 80% de seus pedidos adicionem essa opção por US$ 95, ou cerca de R$ 475 na conversão direta.
Qual a diferença do Gorilla Glass?
Produzido por uma empresa chamada Corning, o produto é feito por meio de um banho quente, que supera os 400° C, de sal de potássio em um vidro normal. Então, esse calor permite que o processo químico chamado troca iônica aconteça. Ele “dispensa” os íons menores de sódio e os substitui por íons maiores de potássio que estavam presentes no sal.
Como resultado, o Gorilla Glass apresenta uma resistência três vezes maior a quedas e arranhões do que um vidro sem essa preparação.
Assim, os para-brisas da fabricante norte-americana utilizarão uma cama interna ultrafina do vidro resistente, além de empregarem uma camada externa 52% mais espessa. Ao mesmo tempo, a nova preparação ficará mais fina e leve do que os para-brisas convencionais.
Jeep já usou Gorilla Glass em conceito
A parceria entre a Jeep e a Corning Limited não é de hoje. O vidro reforçado esteve presente no conceito Wrangler Orange Peelz, apresentado no tradicional Easter Jeep Safari edição 2021.
Além disso, o produto faz parte de outras peças, como as centrais multimídias e painéis de instrumentos. O telão de nada menos que 56″ que equipa a central multimídia do Mercedes-Benz EQS, por exemplo, é totalmente produzido com vidro da Corning.
Embora o Ford GT de 2017 seja o primeiro a empregar o vidro “híbrido”, diversos esportivos e superesportivos, como o Mclaren Senna 720S, adotaram a tecnologia, muitas vezes como opcional.