Você está lendo...
Jeep vai usar o Gorilla Glass, mesmo vidro da tela do iPhone, em seus SUVs
Notícias

Jeep vai usar o Gorilla Glass, mesmo vidro da tela do iPhone, em seus SUVs

Presente no iPhone desde 2007, Gorilla Glass será opcional no Wrangler e na picape Gladiator após dupla apresentar trincas nos para-brisas

Emily Nery, Especial para o Jornal do Carro

18 de jun, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Jeep-Wrangler-cima2
Jeep Wrangler
Crédito:Divulgação/Jeep

Com o intuito de reforçar o vidro do para-brisas dos seus utilitários 4×4, a Jeep vai oferecer a seus clientes nos EUA uma preparação com Gorilla Glass. O vidro reforçado comumente usado no iPhone, bem como em smartphones de outras marcas, será vendido como opcional no jipão Wrangler e na Gladiator, a sua versão picape.

Nos últimos anos, clientes da marca relataram rachaduras e pequenas lascas no para-brisas do veículo, mesmo sem estarem em situações off-road. De acordo com a Mopar Insiders, site que acompanha a divisão de preparação da Stellantis, muitos acreditam que a inclinação do para-brisas do Wrangler explica o maior número de vidros quebrados.

Portanto, o portal de notícias que acompanha a Mopar, anuncia que a Jeep já solicitou que o para-brisas “Corning Gorilla Glass” vire um opcional. Desse modo, a montadora espera que 80% de seus pedidos adicionem essa opção por US$ 95, ou cerca de R$ 475 na conversão direta.

Publicidade


bônus gorilla glass
Uma das possíveis causas para a quebra dos vidros do Gladiator e do Wrangler, está na inclinação do para-brisa ´Jeep/Divulgação

Qual a diferença do Gorilla Glass?

Produzido por uma empresa chamada Corning, o produto é feito por meio de um banho quente, que supera os 400° C, de sal de potássio em um vidro normal. Então, esse calor permite que o processo químico chamado troca iônica aconteça. Ele “dispensa” os íons menores de sódio e os substitui por íons maiores de potássio que estavam presentes no sal.

Como resultado, o Gorilla Glass apresenta uma resistência três vezes maior a quedas e arranhões do que um vidro sem essa preparação.


Assim, os para-brisas da fabricante norte-americana utilizarão uma cama interna ultrafina do vidro resistente, além de empregarem uma camada externa 52% mais espessa. Ao mesmo tempo, a nova preparação ficará mais fina e leve do que os para-brisas convencionais.



Jeep Orange Peelz
Conceito Orange Peelz usa preparação da Mopar e Gorilla Glass nos vidrosDivulgação/Jeep

Jeep já usou Gorilla Glass em conceito

A parceria entre a Jeep e a Corning Limited não é de hoje. O vidro reforçado esteve presente no conceito Wrangler Orange Peelz, apresentado no tradicional Easter Jeep Safari edição 2021.


Além disso, o produto faz parte de outras peças, como as centrais multimídias e painéis de instrumentos. O telão de nada menos que 56″ que equipa a central multimídia do Mercedes-Benz EQS, por exemplo, é totalmente produzido com vidro da Corning.

Embora o Ford GT de 2017 seja o primeiro a empregar o vidro “híbrido”, diversos esportivos e superesportivos, como o Mclaren Senna 720S, adotaram a tecnologia, muitas vezes como opcional.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião