A Defender, agora uma marca separada da antiga Land Rover e não apenas mais um produto, terá mais um novo modelo em breve. O SUV, que usará a plataforma elétrica EMA, será menor, e pode usar o nome “Defender Sport”, por exemplo. O posicionamento de marca faz sentido, uma vez que se trata de um modelo menor na linha, mas a empresa não confirma a nomenclatura. As informações vem do site britânico Autocar.
Previsto para 2027, o “Defender Jr.” fará parte da linha de SUVs pequenos da JLR, composta por nomes como Range Rover Velar e Evoque, e também o Land Rover Discovery Sport. A existência de um modelo menor na Defender foi confirmada pelo CEO Adrian Mardell, que revelou a investidores que modelos da Land Rover, Range Rover e Defender usarão a nova plataforma EMA.
A estrutura, chamada de arquitetura modular elétrica, permitirá à JLR produzir SUVs totalmente elétricos na segunda metade desta década, mas também aceitará conjuntos híbridos, por exemplo. Além disso, tal estratégia se justifica, uma vez que o desenvolvimento de veículos elétricos leva tempo, e híbridos podem ser uma prioridade.
Novo modelo de quatro portas será menor que o Defender

Ainda que o atual Defender tenha três carrocerias diferentes, sendo a menor delas a 90, o em questão modelo tem apenas duas portas e entre-eixos menor, por exemplo. A versão 110, com quatro portas, mede 5 metros de comprimento, contando com a roda sobressalente na traseira. A publicação britânica acredita que o modelo novo quatro portas da Defender seja 42 mm mais curto.
A JLR anunciou no início do ano que Defender, Discovery e Range Rover seriam separadas, e a Jaguar Land Rover, agora JLR, vira uma “casa de marcas”, responsável pela união dos modelos, por exemplo. Por fim, a decisão foi selada com a criação de um novo logo para a empresa.
O Jornal do Carro também está no Instagram!