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Kadjar será o novo SUV médio da Renault no Brasil
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Kadjar será o novo SUV médio da Renault no Brasil

Projeto Kadjar dará vida ao novo SUV médio da marca feito no Paraná a partir de 2019

Redação

20 de fev, 2018 · 2 minutos de leitura.

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kadjar
Renault Kadjar
Crédito:

A Renault segue firme no projeto de ter uma linha baseada em SUVs no Brasil. Depois de investir no Captur e em breve renovar o Duster, virá com um novo SUV médio para 2019, o Kadjar.

Na Europa, o Kadjar é um SUV médio vendido desde 2015. Ele é produzido sobre a mesma plataforma modular do Megane, a CMF. Por aqui, como aconteceu com o Captur, deve utilizar a plataforma do Duster.

Isso significa que vai reduzir custos, mas também a qualidade e refino técnico do produto. Contudo, manterá uma “casca” bonita e elegante, como do projeto europeu. Agradando aos olhos e atendendo aos requisitos mínimos exigidos pelo governo em termos de segurança.

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A apresentação do Kadjar “emergente” deve ocorrer no Salão de Moscou, na Rússia, em agosto. Além de Brasil e Rússia, o projeto será destinado também à China, Índia e Coreia do Sul.

FAMÍLIA DE SUVs COMPLETA

Com isso, a estratégia da Renault ficará completa. Com o SUV subcompacto que virá do Kwid, o Duster renovado, o Captur para quem busca mais design entre os compactos, o Kadjar entre os médios, categoria do Jeep Compass e Peugeot 3008, e acima, entre os grandes, o importado Renault Koleos.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.