Olhando a foto de abre, você pode ter pensado já conhecer este carro. De fato, se parece bastante com o EV9. Mas trata-se do EV5, um novo SUV que a Kia apresentou no Salão Automóvel de Chengdu, na China, e que deve chegar aos demais mercados ao longo do próximo ano. De acordo com as diretrizes da marca sul-coreana, o modelo tem motorização 100% elétrica.
Até o momento, nenhum dado mecânico foi divulgado – tudo ficará para o lançamento, em outubro. Entretanto, documentos do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) vazaram na China e revelaram detalhes do SUV, que usa plataforma E-GMP. Assim, o EV5 terá motor elétrico dianteiro de 160 kW, ou seja, potência equivalente a 218 cv. O torque fica em 31,6 mkgf. A bateria Blade, feita com fosfato de ferro e lítio, vem da chinesa BYD – capacidade e alcance ainda em sigilo. Haverá, no entanto, especificações distintas nos demais mercados em que atuar, garante a Kia.
Medidas
Sabe-se, ainda, que o SUV compacto para cinco ocupantes mede 4,62 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,71 m de altura e distância entre-eixos de 2,75 m. Visualmente, o modelo de produção herda quase tudo do da versão conceito, apresentada em março. Destaque, portanto, para as luzes diurnas de LEDs, que contornam quase toda a parte frontal do modelo. As portas, todavia, não vieram em formato suicida e nem as rodas, com 21″ (têm 19″).
Do lado de dentro, a Kia esbanja comodidade e funcionalidade a fim de agradar à geração Millennials (também chamada de Geração Y, que nasceu entre os anos 1980 e meados dos anos 1990). Por exemplo, o EV5 tem recursos como banco do passageiro dianteiro que se expande para o túnel central, dando ares de sofá. A iluminação ambiente tem 64 cores.
No topo do painel (que elimina quase 100% dos botões físicos), a tela única divide quadro de instrumentos e central multimídia, como no EV6 (que o Jornal do Carro acelerou entre São Paulo e o Uruguai). Entre os mimos, oferece carregamento sem fio para smartphones, modos de direção (sem frisar quantos e quais) e sistemas de assistência ao motorista. O banco traseiro dobrável pode ficar sob o piso e abrir espaço para carga como em um furgão, com piso totalmente plano.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!