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Ladrão rouba Tesla S e causa acidente grave
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Ladrão rouba Tesla S e causa acidente grave

Bandido protagonizou em Los Angeles, nos Estados Unidos, cenas dignas de filme em perseguição policial

06 de jul, 2014 · 3 minutos de leitura.

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    Ladrão rouba Tesla S e causa acidente grave
Traseira de Tesla S roubado foi cravada na parede após acidente durante perseguição policial

Um ladrão causou cenas de verdadeiro terror em Los Angeles, nos Estados Unidos, na última sexta-feira, feriado no país por conta do dia da independência. Ele roubou de uma loja de carros um Tesla S, veículo elétrico que tem uma pegada esportiva.

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Perseguido pela polícia local, o bandido trafegou pela cidade a mais de 100 quilômetros por hora, em vias urbanas, até que se envolveu em um acidente. O Tesla S bateu em dois carros e acabou sendo partido ao meio.

As cenas, com a frente do veículo elétrico em meio a carros e destroços ao longo do quarteirão em que o acidente ocorreu, são impressionantes. Ainda mais quando se nota que a traseira do Tesla S foi parar, de maneira inusitada, cravada na parede de uma Sinagoga.


Segundo as autoridades locais e a imprensa de Los Angeles, foram seis os feridos no acidente, incluindo o ladrão metido a piloto, que foi dado como morto nas primeiras notícias, mas na verdade acabou sendo hospitalizado com as demais vítimas de sua irresponsabilidade.


O motor elétrico do Tesla S gera 288 cv de potência e torque de 42,9 mkgf. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e tem preço nos Estados Unidos de US$ 85.900, cerca de R$ 189 mil.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.