Você está lendo...
Ladrões desistem de roubar carro porque não sabiam usar câmbio manual
Notícias

Ladrões desistem de roubar carro porque não sabiam usar câmbio manual

Assaltantes desistem de roubar carro após perceberem que o modelo tinha câmbio manual; caso está sob investigação da polícia de Detroit (EUA)

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

24 de jul, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Acura TXS câmbio manual
Ladrões tentam roubar carro da Acura nos EUA e desistem ao perceber que o modelo tinha câmbio manual
Crédito:Acura/Divulgação

Ao contrário do que ocorre no Brasil, dirigir carro com câmbio manual não é algo comum nos Estados Unidos. E foi, justamente, a falta de habilidade por parte de três bandidos que evitou um roubo. A história aconteceu há pouco mais de um mês, mais precisamente em 28 de junho. Câmeras de vigilância do local gravaram toda a ação.

No vídeo divulgado pelo Departamento de Polícia de Detroit, três bandidos conseguem entrar em um Acura TSX 2006. Contudo, os meliantes ficam na cabine por cerca de 20 segundos antes de fugirem a pé. Aparentemente, o trio percebeu que não poderia, portanto, dirigir o veículo com câmbio manual. Assim, abandonaram a cena do crime.

O carro

Apesar do susto do proprietário, que recuperou seu carro sem grandes incidentes, e do “mico” dos assaltantes, informações apontam que ninguém ficou ferido. A Polícia de Detroit, entretanto, continua na caça dos criminosos, que ainda não foram identificados.

Publicidade


Acura TXS câmbio manual
Acura/Divulgação

Cabe salientar que o modelo em questão – que não veio ao Brasil de forma oficial – é um sedã médio baseado no Honda Accord. A marca de origem japonesa nasceu como divisão de luxo da Honda na década de 1980, com forte atuação principalmente na América do Norte.

No Brasil, também houve pretensão de lançamento da Acura, para bater de frente com a Lexus (divisão de luxo da arquirrival Toyota). No entanto, seu principal modelo por aqui foi o Legend – em meados da década de 1990 -, que veio por intermédio da própria Honda.




Entusiastas e o câmbio manual

Há várias décadas, o câmbio manual é adorado por entusiastas. Nos EUA, de acordo com alguns proprietários, esse tipo de caixa dá ao motorista o controle total sobre o fornecimento de potência e torque às rodas. Por outro lado, uma pesquisa datada de 2016 aponta que apenas 18% dos motoristas norte-americanos sabem dirigir carro com câmbio manual.

Nesse sentido, as opções automáticas dominam o mercado há décadas, até mesmo pela facilidade de uso. É nesse mesmo contexto que publicamos recentemente no Jornal do Carro que os câmbios manuais podem acabar antes do previsto. Mesmo no Brasil, o mercado atualmente já pertence aos carros automáticos. E a demanda por eles só vai crescer.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião