Você está lendo...
Lamborghini Countach ressurge híbrido e com motor V12 após 50 anos
Notícias

Lamborghini Countach ressurge híbrido e com motor V12 após 50 anos

Releitura do clássico Countach, da Lamborghini, volta ao mercado em 2022 com sistema híbrido com motor V12 e outro elétrico para gerar 803 cv

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

19 de ago, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Lamborghini
Lamborghini Countach, o ícone da marca, volta em edição limitada e híbrida com 814 cv
Crédito:Lamborghini/Divulgação

Ao longo da história da indústria de carros, alguns modelos se tornaram ícones de uma época. O Lamborghini Countach foi um deles. Seu design disruptivo e para lá de futurista sacudiu o mercado de superesportivos no começo da década de 1970. Bastou ele aparecer em público pela primeira vez e logo começou a ser disputado por ricaços do mundo inteiro.

Pois, com base nesse sucesso, a marca do touro resolveu ressuscitar seu ícone em 2021. Ou seja, 50 anos depois de seu lançamento, o Countach está de volta. A princípio, a releitura do supercarro chegará híbrida. Entretanto, com um motor V12 para fazer jus ao passado. É isso mesmo: o Countach LPI 800-4, quer rememorar até o que vai na parte mecânica. Ali, um 12 cilindros em “V”. Porém, agora, com 6,5 litros.

Lamborghini
Lamborghini/Divulgação

Publicidade


A potência, contudo saiu dos 440 cv e foi para 769 cv. O conjunto (igual o do Sían) é combinado com um motor elétrico de 48V, que gera 34 cv extras. Total: 803 cv e 73,4 mkgf. A caixa de câmbio – automatizado de dupla embreagem e sete marchas – vem do Aventador. A tração é integral. De acordo com a Lamborghini, são apenas 2,8 segundos para que o Countach vá de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 355 km/h.

Releitura estética

E essa emoção não se limita ao desempenho. Afinal, a novidade – revelada durante um evento nos EUA – vem numa edição limitada a 112 unidades com forte apelo ao estilo retrô/futurista.

Reinterpretado com total respeito ao irmão mais velho, suas linhas estão mais clean. Entretanto, impossível não reconhecer logo de cara qual foi a fonte de inspiração do LPI 800-4, afinal, estão ali os tradicionais faróis com formato retangular.


Lamborghini
Lamborghini/Divulgação

Capô reto e entradas de ar

O capô retão também não poderia estar de fora, assim como as entradas de ar nas laterais e sobre o capô do motor. O contorno das caixas de rodas também são alusivos ao modelo cinquentão, que ganhou exposição neste ano no Museu Lamborghini de Automóveis em Sant’Agata Bolognese, na Itália.

Sua carroceria tem painéis em fibra de carbono. Isso, no entanto, rende leveza extra ao mesmo tempo em que aumenta a rigidez torcional. São, no total, 1.595 kg. A novidade, por exemplo, tem entradas de ar e teto de vidro fotocromático, que pode mudar de fosco para transparente em apenas um clique.


Ainda em menção ao Countach original, rodas de 20″ na dianteira e 21″, atrás, estão presentes. Lembra das quatro saídas de escape? Continuam ali. As lanternas também lembram o irmão veterano, mas, evidentemente, com aquela dose de modernidade. A iluminação é feita por luzes de LEDs.

Lá dentro

Uma das novidades do modelo, a suspensão adaptável às condições da estrada e ao modo de direção do motorista, pode, em síntese, receber comandos por meio da tela central, de 8,4″.

Lamborghini
Lamborghini/Divulgação

O design interno, aliás, usa como inspiração os atuais esportivos da marca. Tem, nesse sentido, couro, fibra de carbono, e atende às necessidades atuais do consumidor, como dispor de espelhamento com Apple CarPlay.

História por trás do Lamborghini Countach

Para quem desconhece os bastidores, vale mencionar que o Countach teve seu protótipo, o LP 500, lançado oficialmente no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça). Mais precisamente, em 11 de março de 1971. Feito, à época, para suceder o (também icônico) Miura, o modelo, nesse ínterim, tem nome originado em uma expressão do dialeto piemontês do italiano, que significa “admiração e encantamento”.

O Countach chegou ao mercado na década de 1970 para se encaixar como apenas uma nova opção em superesportivo. Contudo, seu sucesso foi tanto que tornou-se um dos exemplares mais bem-sucedidos da Lamborghini.


Com a meta de repetir esse sucesso, o novo Lamborghini Countach deve chegar às lojas a partir do primeiro trimestre de 2022. Os preços e a vinda de alguma dessas 112 unidades ao Brasil são informações, por enquanto, desconhecidas. Resta aguardar (ansiosamente) a definição da marca.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião