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Lamborghini Huracán STJ é versão final do cupê com 10 unidades
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Lamborghini Huracán STJ é versão final do cupê com 10 unidades

Supercarro da Lamborghini permanece com motor 5.2 V10 de 640 cv, mas tem mudanças aerodinâmicas para diminuir tempo de volta em pista

Vagner Aquino, especial para o Estadão

11 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Lamborghini
Embora a Lamborghini não tenha divulgado o 0 a 100 km/h do Huracán STJ, sabe-se que o tempo fica abaixo dos 3 segundos da edição anterior
Crédito:Lamborghini/Divulgação

E mais um ícone do mundo automotivo está de malas prontas. Desta vez, quem deixa o mercado é o Lamborghini Huracán. No entanto , antes da partida, a marca italiana preparou uma versão de despedida para o superesportivo. Com sobrenome STJ, que vem de Super Trofeo Jota – uma referência ao campeonato da marca – a edição especial tem motor V10 aspirado e o limite de apenas dez unidades.



No visual, não há modificações drásticas, apenas a pintura da carroceria. As rodas têm 20″. Ademais, há melhoras no pacote aerodinâmico, como duas peças em fibra de carbono no para-choque dianteiro e asa traseira aumentada em 3 graus. Com isso, além de ficar 1 segundo mais rápido que o STO (Super Trofeo Omologato) no circuito de testes da pista de Nardo (Itália), o STJ tem a promessa de elevar o downforce (força que empurra o carro para baixo, deixando-o mais estável e “grudado” no chão) de 10%. A marca não divulgou o 0 a 100 km/h do modelo.

Por dentro, revestimento de Alcantara para os bancos. Neles, há detalhes de couro e costura contrastante. Ainda no interior, há uma placa feita com fibra de carbono para indicar o número do exemplar (vai de 1 a 10), que pode vir com personalização ao gosto do cliente.

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Lamborghini
Huracán STJ (Lamborghini/Divulgação)

Motor

Falamos de desempenho, agora, falta especificar como é o coração deste superesporivo. Pois bem, para se mover, o Lamborghini Huracán STJ conta com o mesmo motor 5.2 V10 aspirado do irmão STO. Em dados, no entanto, os mesmos 640 cv e 57,5 mkgf de torque. O modelo tem tração traseira e o mesmo câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas.

Ainda na mecânica, o Lamborghini Huracán STJ vem com quatro amortecedores de corrida e possibilidade de ajuste em quatro modos diferentes. Os pneus desenvolvidos pela Bridgestone exclusivamente para o carro têm um composto de alta aderência. Chamam-se Potenza Race. O sucessor do Huracán, a princípio, deve ser apresentado até o fim deste ano.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.