Você está lendo...
Último Camaro já tem preço; veja quando série Collection vai custar
Notícias

Último Camaro já tem preço; veja quando série Collection vai custar

Camaro Collection é série limitada de 125 unidades, sendo apenas cinco delas na versão conversível; topo de linha custa quase R$ 600 mil

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

19 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Mega da Virada
Chevrolet Camaro Colletcion ganha roupagem especial e limitada a 125 unidades
Crédito:Chevrolet/Divulgação

A Chevrolet divulgou finalmente os preços da última versão do Camaro, chamada Collection. A edição especial de apenas 125 unidades representa o final da produção do esportivo V8 da GM, bem como sua venda no Brasil. Feita com detalhes que remetem aos anos 60, e disponível nas versões cupê e conversível, marca também o fim do motor a combustão no modelo.

O preço para os modelos é de R$ 555 mil para o cupê, e R$ 595 mil para o conversível. Além disso, dentre as 125 unidades númeradas, 120 delas serão na carroceria fechada, cupê, e apenas cinco conversíveis serão feitos. O que, certamente, faz do Collection um modelo ainda mais exclusivo, por exemplo. As informações vêm do site AE.



Interior especial bicolor remete ao clássico Camaro Z/28 de 1967 (Chevrolet/Divulgação)

Publicidade


A novidade, com elementos únicos no design, foi  anunciada ao público brasileiro no último dia 17, durante a última etapa da temporada 2023 da Stock Car. Acompanhando o mercado americano, que já anunciou a despedida do esportivo das ruas, o Camaro Collection terá suas entregas feitas a partir da virada do ano, no mercado nacional. 

O modelo ainda dará ao comprador um kit especial de despedida, bem como uma miniatura 1:18 do carro real. Na série final Collection, o Camaro recebe pintura preta e faixas cinzas, que percorrem todo o capô e também o porta-malas. Por dentro, bancos personalizados mesclam as cores preto e cinza, remetendo à interna do clássico Z/28, de 1967. 

Camaro Collection é um dos últimos esportivos V8 da GM

Faixas esportivas marcam a série final do Chevrolet Camaro (Chevrolet/Divulgação)

O conjunto V8 6.2 de 461 cv de potência e 62,9 mkgf de torque, acoplado ao câmbio automático de 10 velocidades, o mesmo utilizado no rival Ford Mustang, por exemplo. O esportivo faz de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, e tem velocidade máxima de 290 km/h, na versão cupê, e 250 km/h no conversível, por exemplo.

Depois de 9 anos desde seu relançamento, o modelo finalmente deixará a linha de produção, em janeiro de 2024. Assim, após ser descontinuada, a atual geração não receberá uma atualização, e será o fim do modelo esportivo. Contudo, especula-se que o Camaro possa retornar como um SUV, ou sedã elétricos.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Silverado volta após 21 anos para encarar Ford F-150 e RAM 1500

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.