Você está lendo...
Lamborghini mostra primeiro vídeo do Countach LPI 800-4; assista
Notícias

Lamborghini mostra primeiro vídeo do Countach LPI 800-4; assista

Releitura contemporânea do ícone surge ao lado da versão LP 400 e da edição do 25° aniversário; esportivo terá apenas 112 unidades produzidas, já esgotadas

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

05 de fev, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Lamborghini Countach
Nova geração do Lambogrhini Countach deve ser entregue no primeiro semestre deste ano
Crédito:Divulgação/Lamborghini

Após 50 anos da estreia do primeiro Lamborghini Countach, a marca italiana está prestes a lançar uma nova geração do superesportivo. Estamos falando do LPI 800-4, que é baseado na mesma plataforma do Aventador. Após sua apresentação no Monterey Car Week 2021, o modelo apareceu pela primeira vez em vias públicas. Por isso, a montadora divulgou um vídeo (abaixo) do novato circulando ao lado das versões icônicas da linha: o LP 400 e a edição especial do 25° aniversário.  

A novidade vai chegar ao mercado com o intuito de ser uma reinterpretação do seu irmão cinquentão, porém, bem mais potente. Com uma motorização híbrida - mesmo conjunto do Sián - o esportivo une o motor V12 6.5 litros de 769 cv a um elétrico de 48V, que gera 34 cv extras. Dessa forma, o total fica em 803 cv e 73,4 mkgf de torque.

Publicidade


Já a caixa de câmbio - automatizada de dupla embreagem e sete marchas -também vem do Aventador. A tração é integral e, de acordo com a Lamborghini, são apenas 2,8 segundos para que o Countach vá de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 355 km/h.



Releitura estética

Apesar das linhas mais suaves, é possível ver de longe as marcas registradas do Countach. O capô retão, por exemplo, não poderia estar de fora, assim como as entradas de ar nas laterais. O contorno das caixas de rodas também é alusivo ao modelo antigo, que ganhou exposição neste ano no Museu Lamborghini de Automóveis em Sant'Agata Bolognese, na Itália.

Sua carroceria tem painéis em fibra de carbono - o rende leveza extra ao mesmo tempo em que aumenta a rigidez torcional. São, no total, 1.595 kg. A novidade, por exemplo, tem entradas de ar e teto de vidro fotocromático, que pode mudar de fosco para transparente em apenas um clique.


Divulgação/Lamborghini

Ainda em menção ao Countach original, rodas de 20" na dianteira e 21", atrás, estão presentes. Lembra das quatro saídas de escape? Continuam ali. As lanternas também lembram o irmão veterano, mas, evidentemente, com aquela dose de modernidade. A iluminação é feita por luzes de LEDs.

quando o assunto é a cabine, ainda não há muitos detalhes divulgados. No entanto, espera-se que o novo Countach continue se inspirando nos modelos antigos. Uma das novidades do modelo em relação a tecnologia é a suspensão adaptável às condições da estrada e ao modo de direção do motorista que pode, em síntese, receber comandos por meio da tela central, de 8,4".


Lamborghini Countach
Divulgação/Lamborghini

Tem, mas acabou

Embora o novo Lamborghini Countach LPI 800-4 custe uma média de 7 dígitos, ele já está com as vendas esgotadas. No total, foram produzidos apenas 112 exemplares da edição especial que, segundo o site Top Gear, pode chegar a ultrapassar os 2 milhões de euros. Ou seja, R$ 12 milhões na conversão direta. Segundo a marca, a previsão é de que as unidades sejam entregues aos seus donos no primeiro semestre deste ano.


Deixe sua opinião