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Licenciamento SP 2023: quanto custa a multa por não licenciar o veículo?
Legislação

Licenciamento SP 2023: quanto custa a multa por não licenciar o veículo?

Licenciamento já começou em SP e vai até dezembro conforme os números finais das placas dos veículos; veja o calendário e tire as dúvidas

Redação

17 de jul, 2023 · 2 minutos de leitura.

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Crédito:Quanto custa a multa caso o licenciamento anual não seja feito? / Foto: Wikimedia Creative Commons.

No dia 1º de julho, começou o licenciamento anual de 2023 em São Paulo (SP). Assim, os proprietários de automóveis com registro no estado que tenham placa com os finais 1 e 2 devem regularizar a situação até 31 de julho. Caso o licenciamento não seja feito, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera infração gravíssima. Ou seja, o motorista recebe multa de R$293,47 e leva 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Bem como pode ter a remoção do veículo para o pátio do Detran-SP.



Como regularizar o documento do carro?

Para licenciar o veículo, basta entrar nos portais do Poupatempo, Detran-SP ou Senatran e, então, informar o número do Renavam, que fica na parte superior do documento digital. O pagamento pode ser feito no site do banco de preferência e em casas lotéricas. Por fim, tal como nos anos anteriores, o Calendário do Licenciamento 2023 estabelece um prazo para o pagamento da taxa e a emissão do novo documento do carro.

Calendário do licenciamento 2023 em SP

  • 1 e 2: prazo até 31 de julho
  • 3 e 4: prazo até 31 de agosto
  • 5 e 6: prazo até 29 de setembro
  • 7 e 8: prazo até 31 de outubro
  • 9: prazo até 30 de novembro
  • 0: prazo até 29 de dezembro

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Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.