A Ford Maverick, nova picape global com porte semelhante à Fiat Toro, teve imagens de produção captadas por um leitor do site Motor1. De acordo com as fotos, o design ainda segue sem grandes revelações, porém, é possível notar que o visual do modelo deve, de fato, seguir o padrão adotado na linha Bronco – SUV cujo lançamento no mercado brasileiro foi confirmado para 2021.
A picape, que será lançada mundialmente em 2021, mas deve chegar às lojas só em 2022, foi revelada apenas em 3/4 de traseira e lateral. Ainda assim, fica evidente que, conforme apontavam projeções, o nome “Maverick” seguirá em letras garrafais na base da tampa da caçamba. As lanternas são largas e têm formato vertical. A dianteira, porém, não pôde ser vista.
Construída sobre a plataforma C2 usada pelo Bronco Sport e por outros modelos da marca, como o Focus, a Maverick lembra sua irmã maior, Ranger, vista de lateral. Porém, em tamanho menor – carroceria monobloco. Pelas fotos, a princípio, a caçamba parece um pouco maior que na Fiat Toro. Mas cabe ressaltar que as imagens revelam apenas a lataria, ou seja, com o devido acabamento, o espaço certamente diminuirá.
Tamanho
Por falar em tamanho, isso não deve fugir muito à rival Toro. Ou seja, a Ford Maverick deve ter menos de 5 metros de comprimento e até 3 m de distância entre-eixos. Respectivamente, a Fiat Toro tem 4,94 m e 2,99 m.
Contudo, há quem diga que a novata terá soluções como teto solar e janela traseira com comando elétrico – como nas demais picapes da marca. No mais, deve haver tração integral nas versões mais caras, para conquistar os amantes do mundo off-road.
Picape abre novo segmento nos EUA
Produzida na fábrica mexicana de Hermosillo, a Ford Maverick será um modelo global. Aliás, é confirmado que a Ford vai vendê-la nos Estados Unidos. Por lá, o segmento de picapes de pequeno porte é inexplorado. Rumores, inclusive, apontam que a apresentação será feita no Brasil.
Por aqui, o nome Maverick já foi registrado pela Ford no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Porém, nada ainda se sabe sobre detalhes mecânicos, lista de equipamentos e afins. No Brasil, a picape deve usar o motor 2.0 Direct Flex de até 176 cv do Ecosport Storm.
Especulações apontam, inclusive, para o uso de propulsores turbo com 1,5 litro e 2l – todavia, nada ainda confirmado. O site Ford Authority, especializado em notícias sobre a marca, aponta o uso da nova transmissão automática de oito velocidades em todas as configurações da nova Maverick. Resta aguardar mais detalhes.