Na tarde desta segunda-feira (23), a CAOA anunciou que investirá R$ 1,5 bilhão na fábrica de Anápolis (GO). A unidade é a mais antiga do grupo brasileiro, que conta também com uma planta em Jacareí (SP). O valor total será diluído ao longo dos próximos cinco anos e inclui o lançamento de uma nova marca de carros no País e a produção de modelos inéditos da Hyundai no mercado nacional.
A empresa confirma também que, nesse período, vai apresentar dez novos carros. Isso inclui novos produtos, reestilizações de modelos atuais e elétricos. No que diz respeito a eletrificação, a CAOA deve ampliar a gama que atualmente conta com o Arrizo 5e. A aposta é no Tiggo 5x na versão elétrica, mostrada recentemente na China. Ele usa um motor elétrico de o equivalente a 129 cv e 25,5 mkgf. O pacote de baterias de íons de lítio é de 53,6 kWh e autonomia declarada, de 401 km no ciclo NEDC.
As reestilizações ficarão por conta do novo visual para os SUVs da Caoa Chery, o Tiggo 5x, o Tiggo 7 e o Tiggo 8. A nova linguagem visual está chegando aos modelos na China. O Tiggo 5x já passou pela primeira reestilização no Brasil.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seA maior aposta para marca inédita no Brasil é a Exeed, divisão de luxo da Chery na China. Todos os modelos usam a mesma plataforma dos Tiggo já produzidos por aqui, o que facilita a chegada. Contudo, tem acabamento diferenciado, com mais requinte e design próprio também. Assim, o grupo CAOA aumenta as opções de SUVs disponíveis na sua gama. O segmento de SUVs superou os 26% das vendas totais do mercado em 2019. Até agora representa 32% em 2020.
Novos Hyundai
A Hyundai foi a marca que deu início à produção da Caoa em Anápolis. A aposta é na nova geração do Tucson mostrada nos EUA. Além disso, a Caoa fará novos sedãs. O compacto Aura, sucessor do Xcent, e o Elantra.
O primeiro, atualmente, é focado na Ásia, e especialmente na Índia, já que tem 4 metros de comprimento. Essa medida garante uma taxação menor no mercado indiano. Ele será um pouco menor que o Ka Sedan e teria um preço mais competitivo.
A se confirmar a produção, o Aura vai utilizar o motor 1.0 três cilindros, flexível, que equipa também o HB20 e HB20S nas versões de entrada. Ele rende até 80 cv e 10,2 mkgf rodando com etanol. O câmbio deve ser o mesmo manual de cinco marchas.
O Elantra foi flagrado recentemente em um estacionamento na cidade de São Paulo, bem como outros modelos da marca sul-coreana. O sedã médio ganhou recentemente uma nova geração com visual mais agressivo e em conformidade com a nova linguagem da Hyundai. São 4,67 metros de comprimento e 2,72 m de entre-eixos.
Ajuste do ar-condicionado por meio do smartphone, controles automáticos de velocidade de cruzeiro, de permanência em faixa de rolamento e de farol alto estão na lista de equipamentos. Assim como sensor de ponto cego, câmeras na frente e atrás, navegador GPS, etc.
Incentivos fiscais garantiram novos investimentos
O investimento é possível devido a manutenção dos incentivos fiscais do governo de Goías. A nova rodada é válida até 2025, período de aporte dos R$ 1,5 bilhão. Com isso, o centro-oeste equiparou a data de incentivos oferecidos a empresas instaladas no Nordeste.