A Tesla é a marca de carros do momento, e a edição de 2021 do ranking das marcas mais valiosas não deixa dúvidas. A montadora de veículos elétricos do bilionário Elon Musk foi a que mais cresceu neste ano, com um salto de 184%. Entretanto, não foi o suficiente para superar Toyota, Mercedes-Benz e BMW, que continuam com maior valor de mercado.
Os dados são do ranking Best Global Brands, feito anualmente pela consultoria Interbrand. Na lista das 100 marcas mais valiosas de 2021, a Toyota aparece na 7ª colocação, enquanto a Mercedes-Benz, única europeia no “top 10”, surge na sequência, em 8ª. Na classificação geral, lideram, respectivamente, Apple, Amazon, Microsoft, Google e Samsung.
A terceira melhor fabricante de carros na lista é a BMW, na 12ª posição do “top 100”. A Tesla vem na sequência, em 14ª. Depois, a Honda aparece na 25ª colocação, a Hyundai é a 35ª, Audi e Volkswagen ocupam o 46º e 47º lugares, respectivamente. E, por fim, a Ford é a 52ª no ranking, e a Porsche fecha o “top 10” das marcas automotivas, como 58ª colocada.
Com o resultado, Toyota e Mercedes-Benz continuam a ser as únicas marcas de carros entre as dez mais valiosas do mundo.
As 10 marcas de carros mais valiosas
1º) Toyota – US$ 54,108
2º) Mercedes-Benz – US$ 50,866
3º) BMW – US$ 41,631
4º) Tesla – US$ 36,270
5º) Honda – US$ 21,315
6º) Hyundai – US$ 15,168
7º) Audi – US$ 13,474
8º) Volkswagen – US$ 13,423
9º) Ford – 12,861
10º) Porsche – 11,739
*Valores estimados em milhões de dólares dos EUA
Indicador
O Best Global Brands classifica, portanto, as 100 marcas mais valiosas do mundo. O ranking é realizado pela Interbrand, consultoria fundada em 1974 e com sede em Nova Iorque. O índice é levantado anualmente desde 1999 e, hoje, é reconhecido como um dos principais indicadores do valor de mercado de companhias globais.
Os critérios para o ranking incluem o desempenho financeiro dos produtos e serviços, o papel no processo de tomada de decisão de compra, bem como a estabilidade na garantia de retorno futuro. Nesse sentido, a Tesla despontou nos últimos anos porque lidera o processo de eletrificação, enquanto as marcas tradicionais dependem dos carros a combustão.