A nova proposta da Mini de SUV compacto se chama Aceman. O novo modelo surgiu esta semana no Salão de Pequim nas versões Mini Aceman E e Mini Aceman SE. Ambas são 100% elétricas. Segundo a marca inglesa do grupo BMW, o veículo chega com a intenção de ser um compacto moderno com máximo aproveitamento de espaço.
Com autonomia de até 406 km, o modelo traz cinco lugares divididos em 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,50 m de altura. Dessa forma, oferece um porta-malas de 300 litros expansível até 1.005 litros. Ademais, o Aceman chega para se posicionar entre o Mini Cooper e o Mini Countryman. Vale destacar também que sua produção será feita entre o Reino Unido e a China, já que a Mini produzirá o crossover em parceria com a GWM.
Mini Aceman 2025 está disponível em duas versões
A Mini disponibilizará aos fãs da marca duas versões 100% elétricas do Aceman. No conjunto mecânico, por exemplo, o Mini Aceman E traz motor elétrico de 184 cavalos (135 kWh) e 29,5 mkgf de torque. A velocidade máxima chega a 160 km/h e são 7,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Além disso, a autonomia do Aceman E é de 310 km no ciclo global WLTP.
Já o Aceman SE tem motor de 218 cavalos (160 kWh), potência maior que na versão anterior. Já o torque máximo é de 33,6 mkgf. Assim, o SUV elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e alcança a velocidade máxima de 170 km/h. Outro destaque é a autonomia. O Aceman SE roda 406 km com a bateria totalmente carregada.
Design e equipamentos
Seguindo a estética Charismatic Simplicity da empresa, o visual do Aceman mantém barras de teto discretas e rodas que variam de 17″ a 19 “. Já os faróis de LED com luz diurna alternam em três modos diferentes, enquanot o capô traz as tradicionais linhas da marca. Na parte traseira, lanternas verticais com três gráficos distintos.
No interior, o display circular OLED tem 9,4″ e fica no centro do painel. O sistema operacional Mini 9 pode ser feito por toque ou voz. Além disso, há um assistente pessoal inteligente que se chama “Spike”. A iluminação ambiente pode ser personalizada com as cores que o condutor preferir. Há oito modos Mini Experience que alteram as cores das luzes.
Mini Aceman virá ao Brasil
Concorrente direto do Volvo EX30, que já está em pré-venda no Brasil e chega entre maio e junho, o Mini Aceman certamente virá ao País. Na China, Ásia e Europa, as vendas do novo SUV elétrico começam agora no meio do ano. Assim, o mais provável é que o modelo desembarque aqui no início de 2025, após passar por homologação. O preço tende a ficar próximo dos R$ 300 mil, já que o Mini Cooper SE elétrico está com tabela (promocional) de R$ 259.990.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!